Quem não se emocionou com o esperado reencontro de "Persuasão" (Jane Austen)? O momento em que Anne Elliot revê o Cap. Wentworth depois de esperançosos e (desesperançosos) oito anos.
Se pudesse, ela teria evitado! Anne era consciente que depois de oito longos anos muita coisa havia mudado e apesar de ela ainda amar Wentworth, sabia que ele não havia lhe perdoado pelo rompimento do noivado e pela fraqueza de caráter; foi realmente uma situação inquietante e delicada para ela, pois apesar do medo e receio, Anne desejava demais revê-lo!
Se pudesse, ela teria evitado! Anne era consciente que depois de oito longos anos muita coisa havia mudado e apesar de ela ainda amar Wentworth, sabia que ele não havia lhe perdoado pelo rompimento do noivado e pela fraqueza de caráter; foi realmente uma situação inquietante e delicada para ela, pois apesar do medo e receio, Anne desejava demais revê-lo!
"Os seus olhos encontraram-se com os do comandante Wentworth; uma saudação, uma cortesia.
Ela ouviu-lhe a voz - ele falava com Mary; disse as palavras corretas; disse algo às Meninas
Musgrove, o suficiente para indicar que estavam de boas relações; a sala parecia cheia - cheia de
pessoas e vozes mas tudo terminou passados poucos minutos.
Charles apareceu à janela, estava tudo pronto, o visitante tinha feito uma saudação e saído; as
meninas Musgrove também se foram embora, tendo decidido subitamente ir com os caçadores até ao extremo da aldeia, a sala ficou vazia, e Anne tentou terminar o pequeno-almoço o melhor que pôde.
-Já passou! Já passou! - repetiu para si própria, numa gratidão nervosa. - O pior já passou. Mary estava a falar, mas ela não conseguia prestar atenção. Ela vira-o. Tinham-se encontrado. Tinham voltado a estar na mesma sala!"
(Jane Austen - "Persuasão" - cap. 7 - trad. portuguesa)
Semelhantemente, as cenas dos filmes das adaptações feitas deste livro são muito bonitas!
A de 1971, mostra apenas uma saudação silenciosa entre os dois. Anne parece nervosa, mas pouco demonstra:
A de 2007, mostra uma Anne bastante emocionada. Gostei da cena dessa versão pela tomada com o Cap. Wentworth bem de perto, afinal, a surpresa e a comoção no reencontro também ocorreu com ele. Dá pra ver que há certa tensão por parte dele também.
A de 1995, é para mim a que mais revela a inquietação de Anne em revê-lo. Seu olhar é muito convincente! Mostra sua surpresa e comoção. A cena de suas mãos segurando a cadeira é sem dúvida bem realista; a emoção foi mesmo intensa. Ela estava abalada, enquanto Cap. Wentworth parece manter o controle, bem de acordo com o livro que conta que na verdade Wentworth não havia perdoado Anne e agora só pensava em ser feliz e se casar com outro alguém, então, apesar da emoção (no fundo ele não tinha encontrado alguém como Anne), tentou manter o controle emocional (os homens sempre conseguem isso melhor).
Quando podemos demonstrar o amor por alguém que não vemos há muito tempo é tão fácil...um grande abraço, um beijo... mas tentar disfarçar um sentimento há tanto tempo contido (perante todos) não é nada fácil... Anne era sem dúvida muito resignada.
http://portugues.free-ebooks.net/tos.html
Patrícia,
ResponderExcluirAh! o momento que a Anne de Amanda Root segura a cadeira... essa é uma das cenas que tornam essa versão de 1995 perfeita! Tem outras partes, mas essa é uma das minha favoritas.
Vai hoje para o JAP.
um abraço, raquel
Raquel,
ExcluirSem dúvida, essa cena foi uma das que me conquistou nessa versão., também achei perfeita pra ocasião! Obrigada e abraços,
Patrícia
Tb prefiro o filme de 1995. Aliás, foi o primeiro filme baseado em uma obra da JAne Austen a que assisti. O reecontro dos dois é emocionante. Imagina o turbilhão de emoções e pensamentos que passou pela cabeça deles!
ResponderExcluirBjos,
Rebeca
Rebeca,
ResponderExcluirAcho lindo também! Mas o Cap. Wentworth conseguiu disfarçar muito bem! Duvido que ele tb não estava tão emocionado qto Anne, rsrsrs. bjos,
Patrícia