quarta-feira, 11 de abril de 2012

A beleza das heroínas de Jane Austen (parte 5)

"A beleza de Marianne Dashwood"
     Marianne Dashwood é a irmã mais nova de "Razão e Sensibilidade"(Jane Austen). Enquanto Elinor representa o lado "razão", Marianne é a "sensibilidade ou sentimento". 
     Como foi citado no post anterior sobre o parecer psicológico do romance, Marianne por ser a mais nova, traz todo o romantismo adolescente (entre 16 e 17 anos) e a profundidade das emoções.

       Sua beleza é sem dúvida grandiosa, é tida como "incrivelmente bonita" por seu meio-irmão John Dashwood:...a moça mais linda que já vi na minha vida; daquele tipo que atrai os homens. Havia no estilo da beleza dela esse algo que agrada demais aos homens..
Charity Wakefield como Marianne - R&S 2008.  
     Mas o sofrimento e a grande melancolia causados pela decepção com Willoughby, tornaram Marianne apagada, aprofundada em sua tristeza, como se não houvesse felicidade depois de tal acontecimento:
...é impossível não se notar que existe algo de errado com uma moça que teve uma grande beleza e de repente perde toda a atração pessoal. Talvez o senhor não saiba, porém Marianne era incrivelmente bonita há alguns meses... (John Dashwwod a Coronel Brandon).

...lembro-me de que Fanny costumava dizer que Marianne iria se casar muito antes e muito melhor do que você...agora, veja ao que ela se reduziu! O florescer dela durou muito pouco! Pergunto-me se Marianne, agora, irá casar-se com um homem que tenha quinhentas ou seiscentas libras por ano, no máximo... (John Dashwood a Elinor).

Ciaran Madden como Marianne
R&S 1971
    Jane Austen, sempre com ironia e trazendo fatos da sociedade em que vivia, vem mostrar com essa passagem, que o sentimentalismo de Marianne precisou de uma decepção pra que ela amadurecesse e visse as coisas de uma outra forma:
Tracey Childs como Marianne - R&S 1981 
...Marianne Dashwood havia nascido para um destino extraordinário. Havia nascido para descobrir a falsidade das próprias opiniões e para ir contra suas convicções por sua própria conduta. Ela nascera para sobrepujar uma afeição surgida em sua jovem vida de dezessete anos e para, com um sentimento não superior a uma alta estima e profunda amizade, dar voluntariamente sua mão a outro homem! E esse outro era o homem que havia sofrido não menos do que ela por causa de uma afeição anterior, o homem que, dois anos antes, ela havia considerado velho demais para se casar...
     O amor para com Coronel Brandon, que ela tanto desprezava, mostrou seu amadurecimento emocional  aos dezenove anos e a crença em outras coisas da vida que ela não acreditava ser possível:
...e os amigos, que observavam, encantaram-se e regozijaram-se com a felicidade que Marianne demonstrava: ela jamais soubera amar pela metade e seu coração foi devotado por inteiro ao marido, como outrora fora devotado a Willoughby.
     Todos esses detalhes são claramente vistos após seu casamento com Coronel Brandon, pois sua beleza voltou a florescer:

Kate Winslet como Marianne - R&S 1995
...nenhuma beleza das maiores belezas em ascensão, nos dias que se seguiram, nem sequer podiam comparar-se com a beleza da Sra. Brandon.
   Marianne, outrora, por causa de seu "coração partido", teve até seu encanto comprometido; tinha  em seu rosto, em seu olhar e nas atitudes seu combatimento, ao passo que Elinor, que guardava seus sentimentos, tristezas e emoções, continuou serena em sua beleza.
    Acredito que mais uma vez, aqui com Marianne Dashwood, Jane Austen nos mostra a beleza de suas heroínas em caráter amplamente psicológico: como vão o espírito e as atitudes diante dos acontecimentos, vão também o semblante e por conseguinte, a beleza.
Foto:austenprose.com


Outros tópicos desta série:
"A beleza das heroínas de Jane Austen":
1- Estética
2- Elizabeth Bennet 
3- Jane Bennet
4- Elinor Dashwood
5- Marianne Dashwood
6- Anne Elliot
7- Emma Woodhouse
8- Fanny Price
9- Catherine Morland
10-Mary Bennet

4 comentários:

  1. Eu estou acompanhado se blog a pouco tempo , o descubri atravaes do blog da Raquel, embora eu seja definitivamente Elinor (eu fiz um teste e desde então fiquei com isso na cabeça kkk) esse é o post que mais me tocou.Acho que a partir dele passei a compriender e apessiar mais a marianne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ester, é isso mesmo, já que você é mais Elinor pelos testes, rsrsr, é claro que tem um traço muito forte de uma pessoa bem compreensiva, nada mais justo que você passe a entender mais Marianne, afinal é isso que Elinor fez o livro inteiro, rsrsr. Obrigada pelo comentário. Abçs.

      Excluir
  2. Patricia,

    por mais bela que fosse uma mulher se dependesse dos elogios de John Dashwood ficaria deprimida!

    ResponderExcluir
  3. Raquel,


    Ainda bem que eu não passei por perto dele, rsrsr. Abçs.

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, estou esperando por ele!