domingo, 1 de abril de 2012

A beleza das heroínas de Jane Austen (parte 1)

"Estética - O que é beleza?" 

"Monalisa" - Leonardo da Vinci - Fotografada no Museu do Louvre/Paris

     Antes de falar propriamente sobre a beleza nas heroínas dos livros de Jane Austen, vamos falar de Estética: A definição de Estética é bem complexa, tanto que é estudada pela Filosofia (pensar, pensar, questionar, duvidar e pensar), pois é... A estética estuda o julgamento e a percepção do que é considerado belo e como isso causa em nós as emoções e sensações ao contemplar tal objeto (tratando-se da arte). 

Renoir - "Meninas ao piano"

     Estuda também a falta do belo e a percepção do feio e do ridículo. 
Henrique VIII - por volta de 1530
       Coisas muito diferentes podem parecer igualmente belas? Sim! O que nos dá a convicção de bonito ou feio? Isso tem a ver com padrões da Época? Moda? Tendências na Arte? Moralidade? Cultura? Gostos pessoais? Sem dúvida que sim! 
Moda feminina no período Barroco

     Por isso, todo cuidado é pouco para “julgar” a beleza alheia.

Elizabeth Taylor como Cleópatra - 30 a.C.
     Com certeza, a escolha de atores e atrizes para interpretar papéis cinematográficos ou teatrais é muito difícil, principalmente quando se trata da construção de uma personagem de dois séculos atrás. Não se tem definições mais pormenorizadas (salvo raras exceções) de cor e tipo de cabelo, formato do rosto, olhos, boca, nariz, estatura, etc, simplesmente descrições como: “Bonita ou Bela” e outros complementos de personalidade.

     Uma mulher bonita nos tempos atuais ( onde se quer um corpo esguio) poderia sem dúvida ter aspecto doentio em 1800 e uma das heroínas dos tempos de Jane Austen certamente seria hoje chamada de “fofa”. Isso são padrões estéticos e com certeza têm de ser adaptados a cada espaço de tempo se quisermos ter as sensações de beleza descritas nos livros.

Jovem da época de Jane Austen

      Mas não queremos discutir a beleza de ninguém, só tentar estudar mais a fundo o perfil de cada uma, afinal “Quem ama o feio, bonito lhe parece...”

   Neste pequeno "estudo" quero falar de algumas personagens e dos aspectos de sua beleza. Vou dividir, colocando em pequenas partes como capítulos. 

     Na segunda parte desse "estudo" falaremos sobre Elizabeth Bennet. Até!

Jennifer Ehle, como Elizabeth Bennet - O&P 1995
Fonte:
jornaldedebates.uol.com.br
www1.folha.uol.com.br
mayane.blogspot.com.br
vivelafetedemariage.com.br
charm-chic.blogspot.com.br
elainecaus.com.br
virginmedia.com
harrietdevine.typepad.com
ibiblio.org




Outros tópicos desta série:

2 comentários:

  1. Patricia,

    que série linda!

    Acabei de publicar, enviando para seu blog, é claro, sobre a música de Marianne.

    Qauntos posts pretendes fazer sobre a beleza das heroínas? Tiveres um número certo e se me permitires, já indicarei hoje mesmo no JAP.

    um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Olá Raquel. Que bom que gostou do tema que estou desenvolvendo. Como falar de beleza é algo bem extenso, decidi dividir pra não fazer uma postagem imensa. A princípio, tenho em mente dez:
    1- Estética
    2- Elizabeth Bennet
    3- Jane Bennet
    4- Elinor Dashwood
    5- Marianne Dashwood
    6- Anne Elliot
    7- Emma Woodhouse
    8- Fanny Price
    9- Catherine Morlan
    10-Mary Bennet (por último, mas não menos importante, a coitadinha tão prendada, tão esquecida, porque não conseguia nada com os rapazes?)rsrsrs
    Obrigada,
    Abçs,

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, estou esperando por ele!