sexta-feira, 6 de abril de 2012

A beleza das heroínas de Jane Austen (parte 3)

"A beleza de Jane Bennet"

Rosamund Pike como Jane Bennet - O&P 2005 
     Isso é incontestável. Ninguém precisa dizer que Jane Bennet era uma moça bonita porque todo mundo já disse:

... - Você está dançando com a única moça bonita do salão...(Mr. Darcy).

... - Oh, ela é a mais bela moça que já vi na minha vida! (Mr.Bingley).

... ela(Lizzie)não é mais bonita que Jane... (Sra. Bennet).

...- Nada mais natural do que ele solicitá-la para outra dança. Não podia deixar de reconhecer que você era cinco vezes mais bonita do que qualquer outra moça na sala.(Lizzie)

... E perguntou também qual era a que ele achava mais bonita. Mr. Bingley respondeu imediatamente: "Oh, a mais velha das senhoritas Bennet, sem dúvida. Não deve haver duas opiniões a este respeito". 

...- Tinha certeza de que a sua beleza acabaria triunfante!(Sra. Bennet)
(Trechos de "Orgulho e Preconceito")
Suzannah Harker como Jane Bennet - O&P 1995  
     O livro não fala da aparência física de Jane, mas tudo indica que ela não era tão alta(as mulheres inglesas são geralmente altas), pois Lydia dizia que era a mais alta (fato que as versões em vídeo não levam a sério), deveria ser então mediana, visto que dançou com Mr. Bingley várias vezes (e os homens ingleses são igualmente de grande estatura) e ninguém citou o fato de ela ser "baixinha".
     Na versão de O&P de 1980, a atriz Sabina Franklyn com cabelos escuros e nem tão bonita, ao meu ver, não teve nada com a Jane Bennet que Jane Austen nos passa. 
Sabina Franklyn como Jane Bennet - O&P 1980
      Quanto à cor dos cabelos e dos olhos, Jane Austen também não nos contou, mas assim como (na minha imaginação) Elizabeth tem que ser de olhos e cabelos escuros, Jane era de castanha clara para loira e seus olhos acredito que fossem claros. Se azuis, não muito chamativos, pois o parecer de seus olhos não eram comentados, mas penso que eram de verdes suaves a um castanho claro ou mel. Não consigo imaginar uma Jane Bennet morena. Que vocês pensam a respeito?
Alinne Moraes
     Se eu fosse fazer uma versão brasileira (vai vendo), eu teria em mente a atriz Alinne Moraes para Jane Bennet (ainda quero fazer um post sobre essa coisa de escolher atores). 
Alinne Moraes
         Acho que ela daria uma Jane Bennet bem fiel ao livro, mas quem discordar, tudo bem, aceito opiniões:
   
Rosamund Pike

Fotos:
pemberley-state-of-mind.tumblr.com
ospaparazzi.com




Outros tópicos desta série:

8 comentários:

  1. Patricia,

    concordo aqui também que Jane por motivos que não sei explicar teria cabelos claros, mais pela oposição a Lizzy. E Sabina não corresponde à minha Jane, mas a acho bonita. Para mim a mais linda de todas foi Rosamund Pike.

    De pronto não cosnigo lembrar de alguma atriz brasileira que me lembre Jane Bennet. Aline Moraes não me diz nada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, isso é mesmo intrigante! Por isso ler um livro faz a gente imaginar muito mais que nos filmes onde atores interpretam a personagem, não é? A princípio pensei na Alinne pelo seus traços, pois a acho bonita, mas não sou fã dela e nem lembo de alguma atuação que tenha feito. Acho que ela tem o rosto muito quadrado e a boca um tanto grande, mas foi a que me veio em mente. Quem sabe quando eu fizer a postagem sobre "a escolha de atores" alguém não indica outra que ganhe mais unanimidade,rsrsrrs. Obrigada pelo comentário. Abçs.

      Excluir
  2. Olá, sempre que posso visito seu blog, e estou aguardando ansiosa o post dobre "a escolha de atores" pois deste de que me apaixonei pelos romances de Jane Austen me pego pensando em um remake brasileiro, e quem poderia protagonizar essas heroínas. Lembrando que devem ser muito boas. E eu não acho Aline boa para o papel de jane, ela tem os traços muito fortes, deve ser alguém com traços mais delicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor(a), acho que esse post vai sair logo, estou quase terminando meu elenco. Obrigada pelas visitas e opiniões. Acho a Alinne muito bonita, mas de fato ela tem uma boca grande demais. Vou tentar encontrar alguém mais "Jane Bennet" aqui no Brasil, rsrsrs. Abçs

      Patrícia

      Excluir
  3. Eu achei a Suzannah Harker muito feia pra Jane. Mas do elenco da minissérie de 95, só achei bonita a Elizabeth. A irmã do Bingley parecia um travesti.

    A mais linda é a Rosamund Pike <3

    Aline Moraes acho muito mulherão pra Jane. Imagino Jane com beleza mais singela, mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, é engraçado que com o passar do tempo a gente vai fazendo a personagem uma pouco diferente. Não sei se é influência da moda e dos valores ou se é a gente mesmo que vai mudando. Vejo que isso acontece também com a escolha das personagens nas adaptações mais antigas, não sei porque, mas parece que essas séries feitas há muito tempo tem algo de irreal com o elenco, mas sem dúvida Jane tem que ser bonita!

      Excluir
    2. Porque assim, tem filmes antigos e eu inclusive gosto muito de filmes antigos, mas tem atores mais bonitos ou nem mesmo é a beleza, mas também a produção do personagem. Sem contar que nas adaptações antigas dos romances de Jane Austen os personagens acabam sendo meio caricatos, não são muito naturais, sabe.

      Excluir
    3. Ana, é verdade, as versões parecem meio teatrais, as atuais são mais convincentes, rsrsr, mas também gosto de filmes antigos.

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, estou esperando por ele!