terça-feira, 15 de maio de 2012

Jane Austen e a personalidade de suas heroínas (parte 2)

Para melhor entender...
    O segundo e o terceiro degraus da pirâmide podem ser alterados entre eles dependendo de Introvertido ou Extrovertido.   
   A ideia dos “quatro temperamentos”, durante muitos séculos, foi proposta por psiquiatras, filósofos e outros pensadores, pois descrevia as pessoas com razoável precisão.
     O temperamento seria como uma visão geral de um indivíduo, sendo que cada um deles inclui quatro tipos de personalidades com características semelhantes. 
   O temperamento é um estilo pessoal, uma inclinação a certas preferências e gostos, nossos anseios naturais: como pensamos, sentimos, analisamos, julgamos, desejamos, necessitamos, falamos ou fazemos. Segundo o psicólogo californiano David Keirsey, “Temperamento” são as inclinações, enquanto que “Caráter” são os hábitos. 

     Na Europa do século XVIII, filósofos como Voltaire, Rousseau e Kant, tinham a idéia dos “quatro temperamentos” como de conhecimento comum e Jane Austen, juntamente com outros romancistas como as irmãs Brontë e Tolstoy criaram personagens baseados nesses quatro padrões de personalidades. Não se sabe com certeza se isso era de conhecimento geral (mesmo que considerado pelos filósofos) ou se era algo adquirido através da literatura, visto que a psicologia é uma ciência recente, pois a análise de comportamentos e pensamentos estava fortemente ligada à filosofia. Esse conhecimento dos “quatro temperamentos” básicos, que teve origem na medicina greco-romana e na tradição bíblica dos quatro evangelhos, desabrochou na ciência e na literatura da Europa renascentista.
   Segundo Jung, nossas funções cognitivas (memória, sentimento, percepção, juízo, raciocínio) formam uma hierarquia (como na pirâmide acima, talvez até melhor representada com uma pirâmide invertida), que resulta em um padrão chamado: Comportamento.
*Obs. É importante observar que nas quatro letras que formam o tipo de personalidade, a segunda e a  terceira podem mudar hierarquicamente (cognição auxiliar e terciária), considerando-se o tipo de personalidade. Para saber mais, veja aqui o gráfico detalhado.

Extrovertido e Introvertido:

     Como se estabelece o pensamento diante de algo. 

Extrovertido:
     Preocupa-se com o que os outros pensam dele: 

- Que pensarão de mim? 

Introvertido:
    Age de maneira independente do que os outros pensam dele: 

- Como me sentirei se agir assim?


Sensitivo ou Intuitivo:
     Como percebe as coisas as seu redor. 
Sensitivo:
     Utiliza os cinco sentidos: 

- Quais são os fatos?

Intuitivo:
     Utiliza seus próprios valores e sua concepção das coisas com as possibilidades nas reações futuras: 

- Quais são as possibilidades?


Racional ou Sentimental:
     Como toma uma decisão.
Racional:
     Utilizando a razão e a lógica: 

- Quais os prós e os contras? 

Sentimental:
     Utilizando “seu coração” e sentimento:

- O quanto me importo em ganhar ou perder.


Julgador ou Perceptivo:
     Como lidam com o mundo exterior. 

Julgador:
     Controlam a si próprios e aos outros, com um sistema pré-estabelecido. Gostam do que é provado: 

 - Como me programo para fazer isso? 

Perceptivo:
   São flexíveis e mais abertos às possibilidades novas. Não se contentam com o provado e buscam alternativas para suas decisões:
- Como devo refletir sobre isso?
   Se um indivíduo possui um traço forte em determinada dimensão, com certeza ele fará disso uma necessidade e por conseguinte, apareça em tal a sua motivação.
     Todas as personagens que vamos “analisar” têm traços de comportamento claros relatados nas obras de Jane Austen, enquanto outras características serão traços “prováveis”, de acordo com o tipo de comportamento e temperamento.
     Essa analise foi feita, tomando como base, é claro, a própria obra em que a personagem nos é apresentada; passagens, descrições, acontecimentos e reações que identificam o caráter de cada uma.
    Fiquem livres para discordar, concordar em parte ou abordar a personagem em outro tipo de comportamento, pois essa série vem para entreter os leitores que gostariam de saber “mais a fundo” tantos mistérios que não foram relatados nos livros.

     De qualquer forma, passo a todos uma análise não minha, mas do método MBTI ou Myers-Briggs Type Indicator , segundo a teoria junguiana.
    O vídeo abaixo é muito fofo, embora esteja em inglês, dá pra assimilar de forma divertida as diferenças entre as personalidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de deixar seu comentário, estou esperando por ele!