quinta-feira, 29 de março de 2012

"Anne de Green Gables" no Brasil


     Conhecido em diversos países, este livro Finalmente foi traduzido para o português!!!

      "Anne de Green Gables" foi escrito por Lucy Maud Montgomery (30 de novembro de 1874 - 24 de abril de 1942), uma escritora canadense que encontrou inspiração em suas próprias experiências de infância para escrever esse romance que se passa em 1878.

     Escrevia no crepúsculo do dia, sentada em sua janela e com vista para os campos de Cavendish, no Canadá.
   Desde a publicação, em 1908, “Anne of Green Gables” já vendeu mais de 50 milhões de cópias. Além disso, este livro vem sendo indicado para estudantes de todo o mundo. 
    Marilla e Matthew Cuthbert, um casal de irmãos na casa dos cinqüenta anos que vivem juntos em Green Gables (uma fazenda em Avonlea em Prince Edward Island, no Canadá), decidem adotar um menino de um orfanato, para ajudar Matthew nos trabalhos da fazenda. Através de um mal-entendido, o orfanato envia uma garota de 11 anos (Anne Shirley).
Anne chegando a Green Gables, na estação de trem
   Anne é brilhante e rápida, cheia de imaginação, ansiosa para agradar e falante. Ela não vê como bonita, com um semblante pálido salpicado de sardas, e longas tranças de cabelos ruivos (que ela detesta). "Marilla insiste em que a menina terá que voltar para o orfanato, mas depois de alguns dias, ela decide que Anne pode ficar. Aos poucos, a menina tratada com preconceitos torna-se querida e admirada por todos. Excelente aluna e bonita.
    Lucy M. Montgomery escreveu “Anne de Green Gables” (e também a seqüência do romance e outras obras) para o público jovem, mas hoje é considerado como literatura infantil.

     Lucy M. Montgomery publicou 20 romances, mais de 500 contos, uma autobiografia, e um livro de poemas. Consciente de sua fama, em 1920, começou a editar e recopiar seus diários, apresentando a vida como ela queria que fosse lembrada, alterando ou omitindo alguns episódios.

Casa onde Lucy M. Montgomery nasceu
    Suas personagens e estórias estão entre as melhores na ficção. Mark Twain (escritor americano) muito elogiou a menina “Anne”.
    Montgomery foi homenageada como a primeira mulher no Canadá a ser nomeada um membro da “Royal Society of Arts”, na Inglaterra e à "Order of the British Empire", em 1935. 
     Sua fama não está limitada apenas ao Canadá. Um parque nacional foi criado perto de sua casa em Cavendish, em honra de suas obras. Montgomery é uma das autoras mais conhecidas do Canadá. 
    Seus outros livros, infelizmente ainda não têm tradução para o português, mas com a ajuda do "Google" dá para traduzir os disponíveis para download. Já foram feitas várias adaptações para vídeo, onde também é possível se conseguir as legendas.
     Esta versão mais recente filmada entre 1985 e 2008 tem quatro DVD’s e os mesmos atores (Megan Follows e Jonathan Crombie) interpretaram os papeis de Anne e Gilbert.
Primeiro, o inimigo e provocador na escola
depois, o amigo e admirador,
o namorado, 
e o marido.
     A obra é cheia de passagens divertidas e eu diria que é recomendado para todas as idades, pois tem uma ternura e uma trajetória de vida muito bonita.
Fonte:

40 comentários:

  1. Eu adoro a Anne e lamento que aqui em Portugal não esteja traduzido. Nos anos 80 passava na TV uns desenhos animados da Anne e se tornaram muito populares foi assim que a conheci.
    Os filmes que são mencionados também já os vi,não gosto mt do terceiro, deixaram passar mt tempo e os actores já não são crediveis para a idade que supostamente devem ter. Mas os dois primeiros, principalmente o primeiro é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Madrigal, que bom uma visita de Portugal. Puxa eu tb sou dessa época e não conheci Anne, acho que por aqui não passavam esses desenhos, só mesmo a série "Os pioneiros" de Laura Ingalls que eu não perdia. Conheci Anne há pouco tempo e também achei ótimo. Foi bom terem traduzido para o português, pois gostaria que meus filhos lessem. Como a tradução para a língua portuguesa já foi feita, acredito que logo vai aparecer por ai, tomara!

      Excluir
    2. Provavelmente é o desenho animado Japonês Akague no An.
      Nobuyuki Yoshida

      Excluir
  2. Eu acabei de ler o "Uma casa na floresta" e estou lendo "Anne de Green Gables", por indicação deste blog! Valeu pelas dicas! O próximo que quero é o "Lições de vida das grandes heroínas da literatura".

    ResponderExcluir
  3. Daniella,

    Fico muito feliz que tenha lido pelas dicas do blog. Anne é muito divertido! A serie de "Uma casa na floresta" é muito bonita e já recebeu várias premiações. Laura Ingalls relata sua vida até depois de casada e é muuuuiiito gostoso de ler. A juventude, a escola, as rivais, o namoro, tudo no tempo das diligências. É uma história de vida muito bonita e ela é uma das maiores escritoras americanas; tenho e já li a coleção toda. Vale a pena. É coisa pra passar para os filhos. Obrigada pelo comentário!
    Abçs.

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ler Anne e agora 'to procurando saber sobre a obra e confesso que fiquei confusa :s Por isso se você puder,queria saber se o livro tem algum tipo de continuaçao?? Por pelo o que vi nas fotos do filme ela casa com o Gilbert??

    Obrigada =D

    ResponderExcluir
  5. Ah sim! Sbe quantos livros foram publicados? e se estao a venda no Brasil ( Em ingles ou em Portugues)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido(a) leitor(a),
      Há continuação nas estórias de Anne e ela se casa mesmo com Gilbert. Em português só o primeiro volume mas ao todo são oito. Tenho uma postagem programada para amanhã (dia 18/07), sobre os livros de Anne. Talvez te esclarece mais. Qualquer dúvida, estou aqui. Obrigada pelo comentário e volte sempre.

      Excluir
  6. Eu li Anne por indicação de uma amiga de trabalho, ela sempre me emprestava seus livros, e este me cativou, se tornou o meu preferido. Queria muitos que os outros 7 volumes, fossem traduzidos para o português, quem sabe um dia né? rsrs
    beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. Sabrina, seria ótimo, quem sabe a gente divulgando pros amigos não chega no interesse de alguma editora...Abçs


    Patrícia

    ResponderExcluir
  8. Olá você pode me dizer onde consigo baixar esse livro? Já procurei por todo lugar e não encontro :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostaria muito de saber!

      Excluir
    2. Estes livros são de domínio público. Se vc lê em inglês pode baixar aqui: https://www.gutenberg.org/ebooks/search/?query=L.+M.+Montgomery

      Excluir
  9. também conheci o livro através do blog. comprei para minha filha, que já leu quase todos os livros da condessa de segur e da laura ingalls. ela está adorando a leitura. depois dela é a minha vez. obrigada pelas indicações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta,

      que filha esperta e de bom gosto, heim?! Agora sou eu quem vai procurar os da Condessa de Segur para meus filhos, pois não conhecia, por enquanto só achei em sebo, se souber onde encontro, agradeço. Abço,

      Patrícia

      Excluir
  10. Oi! Econtrei seu blog hoje e fiquei feliz em saber que o livro da Anne foi publicado em Portugues. Mandei o link pra minha tia que 'e poeta e recomendei pra ela. Vou postar no meu Facebook pra todas as minhas amigas no Brasil.
    Eu e minha filha amamos a Anne. Temos a serie de dvds que sao maravilhosos.
    Minha filha esta fazendo dez anos esse ano e vamos dar a colecao da Anne de aniversario para ela (moramos nos EUA e temos acesso a todos os livros). Espero que logo a serie toda seja publicada ai no Brasil, porque sao uma maravilha.
    Agora sobre a Laura...amamos. Estamos lendo a serie juntas...primeira vez para minha filha, milesima pra mim :) Quando menorzinha, compramos para ela os livros ilustrados para criancas menores que tem aqui...tambem temos as bonecas de papel. No ano passado, at'e fizemos a festa de aniversario dela com o tema Little House. Viu s'o o tamanho da paixao?
    Muito obrigada Patricia, por promover a boa leitura. Um abraco,

    Ana Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Paula,

      Acho que temos outras coisas em comum além da leitura!!! Também sou mãe de uma garotinha de 10 anos, que por acaso se chama Laura e também do Artur de quase 7. Visitei seu blog e já salvei nos meus favoritos: que mãos de fada heim!? Amei o gorrinho do Minius vou tentar fazer pras crianças, rsrrs,. Também tenho um blog de artesanato e crochê (madamecraft.blogspot.com.br). Achei as estórias da Anne muito bonitas, pena que aqui no Brasil ainda só temos o primeiro volume, mas com certeza quero incentivar meus filhos a ler esses clássicos! Obrigada pelo comentário e visita, bjos,

      Patrícia

      Excluir
  11. eu encontrei o livro de Anne por acaso na biblioteca da escola e depois disso eu me apaixonei pelo livro e espero conseguir ler os outros,eu nem queria devolver o livro mesmo depois de ler,eu criei na minha cabeça que se eu entregasse ele perderia toda sua fantasia,eu amo esse livro de paixão e eu estou aceitando um viu rsrs.bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anny,

      Mas que sorte a sua hem? Bem com o nome de Anny. Até me lembrei da briga de Anne por causa de Anne com "e", rsrsr, pena que só assisti o filme, mas pretendo ler o livro, pois muita gente já elogiou demais! Mas pelo que sei os outros ainda não têm tradução pro Brasil, acho que tem no português de Portugal vou tentar ver isso, se encontrar vou fazer um post pois também me interessou. Espero que logo você tenha um livro pra chamar de seu, rsrs. bjo e obrigada pelo comentário e visita,

      Patrícia

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá gente linda queria que alguém me informa se, se os outros livros desta série já está trazido no Brasil? E se o filme tambem e em português? Ficarei muita grata se alguém me ajudar ... amei o primeiro livro e quero ler os outros! Esperarei anciosa pela resposta... bjs gente querida!!! Anee Green e demais e top!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielle, desculpe a demora grande em responder, mas nunca vi os outros volumes de Anne, só mesmo o primeiro, uma pena, não é? Abraço!

      Excluir
  14. muito bom , quro ver o filme .

    ResponderExcluir
  15. Por favor, onde encontro o box com todas as fases aqui no Brasil, pelo menos, legendado. Desde já agradeço. Cristina

    ResponderExcluir
  16. Eu li este livro quando eu era criança ainda, muito bom, sou muito parecida com a Anne kk.. Um clássico este livro!!

    ResponderExcluir
  17. Eu li este livro quando eu era criança ainda, muito bom, sou muito parecida com a Anne kk.. Um clássico este livro!!

    ResponderExcluir
  18. alguém sabe se há em português "Anne of Avonlea"?

    ResponderExcluir
  19. Aí que tudo, spoiler, fizeram na Netflix um seriado, estou acompanhando e amando essa estória, ainda bem que ela fica com o Gilbert... Espero que não mudem isso.

    ResponderExcluir
  20. Estou assistindo a serie Anne with an Ena Netflix,agora estou louca para ler o livro. Anne é realmente cativante!

    ResponderExcluir
  21. Que lindo este blog!!! Meninas uma novidade maravilhosa! A Editora Pedra Azul está trazendo a edição Anne de Avonlea, e o preço é ótimo!

    ResponderExcluir
  22. EU QUERIA TANTO ASSISTIR AOS FILMES MAS N SEI COMO FAZER ISSO. TEM ALGUM SITE QUE EU POSSA ASSISTIR? ESTOU LENDO E AMO TODOS OS CAPITULOS DESSE LIVRO.

    ResponderExcluir
  23. EU QUERO MUITO VÊ ESSES FILMES, MAIS NÃO ENCONTRO!!
    Não consegui fazer o download, necessito assistir rsrsrs

    adorei p blog, virei fã ♥♥

    ResponderExcluir
  24. Olá, vocês tem o link do primeiro livro em português (pdf)??

    ResponderExcluir
  25. Aguardando uma alma caridosa com o link ddo livro em PDF...

    ResponderExcluir
  26. Onde posso encontrar o livro Anne de Green Gables para baixar?

    ResponderExcluir
  27. Comprei na editora pedra azul anne da ilha me encanta

    ResponderExcluir
  28. Queria tanto ver os filmes e ler esse livro aaaaaa!!!! É tão encantador a historia de anne ��

    ResponderExcluir
  29. Consegui com muita paciência baixar nesse link o primeiro livro: https://docero.com.br/doc/e8x58s

    ResponderExcluir
  30. Eu adoro Anne of Green gables principalmente o de 2017 Anne whit an “e"

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, estou esperando por ele!