domingo, 22 de julho de 2012

O guarda-chuva nas obras de Jane Austen

     Depois de perceber que apesar de a Inglaterra ser um país chuvoso e que em muitas passagens nas obras de Jane Austen falou-se sobre chuva ou tempo chuvoso, nunca via ninguém utilizando guarda-chuvas... Não pode ser erro da produção. A coisa parece meio proposital. Todos pareciam ser adolescentes (preferiam ficar encharcados a carregar um guarda-chuva). Cadê aquele famoso charme inglês do guarda-chuva nos braços??? 

     Emma utiliza um modelo, mas é para proteção do sol, coisa que as mulheres já utilizavam desde meados do séc. XVII. 


     Exceção de Fanny que salvo o erro, em uma passagem tem o auxilio de alguém que lhe oferece um guarda-chuva,
     E na versão de 1995 de Persuasão, em que o Cap. Wentworth também usa um:

      






(Se alguém lembrar de outro aparecimento do guarda-chuva, me avise). Será que esse equipamento tão tipicamente inglês era algo desconhecido na época de Jane Austen??? 

      Jane foi até a casa dos Bingley caminhando (de certo que foi a mando da Sra. Bennet), mas não poderia ter levado um guarda-chuva, já que o tempo estava incerto??? Chegou pingando e resfriada. 


     Elinor vai ao encontro de Edward Ferrars com um manto sobre a cabeça pra se esconder da chuva. 
    Edward por sua vez, está sem proteção, todo molhado rachando lenha... 


    Anne Elliot (2007) também aparece se escondendo da chuva quando se encontra com o Capitão Wentworth, que por sua vez também está correndo de tal.
Mr.Elliot também entra depressa pra se proteger...
Tira o chapéu todo molhado e ainda continua com classe...
e os dois saem até encontrar a carruagem (na chuva).

Elizabeth sai correndo na chuva e atravessa uma ponte procurando abrigo...
Chega toda molhada...
e encontra Mr. Darcy, também do mesmo jeito.
    Catherine Morland e John Thorton enfrentam um tempo bem chuvoso durante um passeio "muito agradável" e nem uma carruagem com cobertura  ou guarda-chuva. 
     Marianne sai com Margareth para um passeio em um tempo "esquisito" e ninguém pegou um guarda-chuva. Ficaram todas encharcadas e isso pareceu normal. 

   Willoughby  também estava no mal tempo e encontra Marianne.











 Novamente, Marianne sai pelo tempo chuvoso e frio sem levar o bendito guarda-chuva, procurando Combe Magna. Já sabem no que deu... 












    Ah! E Coronel Brandon da mesma forma, sai como não existisse guarda-chuva. E não existia mesmo!

    Lembrando que algumas cenas na chuva colocadas nas adaptações das obras de Jane Austen não estavam exatamente assim nos livros e foram acrescentadas para criar mais emoção e romantismo (como a cena da primeira proposta de Mr. Darcy à Elizabeth) quem produziu não fugiu à verdade: o equipamento em questão, estava começando as ser comercializado justamente nessa época e era praticamente inacessível, por isso é que as heroínas de Jane Austen aparecem sempre se escondendo em algum lugar ou molhadas. 

   A origem do guarda-chuva é incerta, provavelmente na China, no séc. 11 a.C., sendo também comprovado seu uso em épocas semelhantes no Egito, Grécia e Índia, mas foi no Japão que ele foi difundido com lindos modelos e cores. 

 A princípio os guarda-chuvas não eram propriamente "guarda-chuvas", eram "guarda-sóis", pois eram utilizados para a proteção contra o sol e inicialmente foi projetado com fins religiosos. A própria palavra que deu origem ao nome em inglês "umbrella", veio da palavra de origem latina, umbra, que significa sombra e o modelo foi inspirado na copa de uma árvore, que oferece uma ótima sombra. 

    As mulheres francesas popularizaram o uso do guarda-sol durante o século XVII e XVIII, visto que a moda era uma pele branca como porcelana. Senhoras e senhoritas inglesas podiam ser vista em 1676 com guarda-sóis delicados, com rendas, eixos ósseos, brocados e alças feitas com metais preciosos e jóias. Tornou-se um item popular e imprescindível na moda do séc. XVIII. 

    Em meados do século XVIII, o filantropo Jonas Hanway foi o primeiro a usar um guarda-chuva (como o próprio nome diz) em público na Grã-Bretanha.
   Os primeiros eram feitos de seda oleada com pesadas molduras de madeira que tornava difícil o abrir e fechar quando molhados. 

   Inicialmente foi ridicularizado e tido como um acessório feminino, depois o acessório acabou por incorporar-se ao cotidiano dos britânicos, que até hoje não saem de casa sem carregar um guarda-chuva pendurado no braço e sem dúvida as intempéries do clima inglês garantiram o sucesso do equipamento. 

     Essa nova moda foi popularizada pelas casas de café, onde guarda-chuvas foram mantidos para clientes se abrigarem da chuva ao caminhar para suas carruagens. Foi durante este período que a distinção entre um guarda-sol e um guarda-chuva passou a existir. 

    Em 1930 os guarda-sóis femininos começaram a desaparecer, pois uma pele bronzeada tornou-se moda. 

   Ultimamente, tenho visto várias senhoras e até mesmo as mais moças, com suas "sombrinhas" abertas nos horários em que o sol é mais forte. Ninguém quer se arriscar a ter problemas com os raios ultravioletas e pelo jeito, parece que a moda está voltando, ou pelo menos ninguém mais se importa em ser chamado de antiquado. 
Fontes e fotos:
janeausteninvermont.wordpress.com
janitesonthejames.blogspot.com.br
lulabulle.neufdecoeur.com
myprideandprejudice.com
oakthriftumbrellas.com
historynetshop.com


9 comentários:

  1. Patricia,

    está maravilhoso este seu post sobre guarda-chuvas! Já,já estará no Jane Austen em Português!

    PS: mais tarde volto aqui, para fazer um comentário por partes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel,

      obrigada! Volte sempre, a casa é sua (rindo). Obrigada por divulgar o post. Abçs.

      Excluir
  2. Patricia,

    não acho nada romântico ficar ensopada de chuva! mas parece ser o gosto da maioria e os cineastas aproveitam!

    Jane Bennet foi sem proteção para Netherfield de propósito a modo pegar um resfriado daqueles!

    Encontrei guarda-chuvas em Northanger Abbey. Catherine não gosta nem um pouco de ver os guarda-chuvas sendo abertos, pois significa que a chuva apertou e adeus passeio!

    "There are four umbrellas up already. How I hate the sight of an umbrella!"
    "They are disagreeable things to carry. I would much rather take a chair at any time."

    Em Persuasão, são mencionados mais de uma vez e a cena com o capitão Wentworth oferecendo o guarda-chuva está lá, linda, também no livro.

    After a moment's pause he said: "Though I came only yesterday, I have equipped myself properly for Bath already, you see," (pointing to a new umbrella); "I wish you would make use of it, if you are determined to walk; though I think it would be more prudent to let me get you a chair."

    Persuasão 2007 tem uma porção de falhas, apesar de algumas boas idéias.

    Repito, seu post está ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por lembrar essas belas passagens. Apesar de saber quem nem tudo nas telas é o que está nos livros, não me recordava da passagem em Persuasão (Northanger Abbey ainda não li), é que isso de "passear na chuva" me intrigou, quase todo mundo tomando chuva e as cenas nas obras de Jane Austen envolvendo chuva foram mais do que eu imaginava. Mas com isso também fiquei sabendo que guarda-chuva era algo bem novo naquele tempo, quase que incessível (coisa de celular na década de 1990), mas sempre tinha alguém com um.
      Mas sei lá, quem tomou chuva não deve ter gostado mas quem viu as cenas achou tão romântico...tudo pelo amor (rindo). Obrigada pelo comentário. Abçs.

      Excluir
  3. Olá, Patrícia,


    Após um longo período sem passar pelo seu blog, entro aqui e vejo belas novidades! Gostei muito deste seu post a respeito da presença do guarda-chuva nas obras de Jane Austen. Sabe que eu nunca havia parado para pensar sobre o assunto? É interessante, mesmo, a quase completa ausência desse item tão significativo no dia a dia das pessoas - sobretudo dos ingleses - em seus romances. Mas sua postagem esclareceu o mistério! :)

    Obrigada por esta instrutiva leitura!


    Um abraço,
    Karen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen,

      pois é, isso sempre me intrigou, apesar de ter um certo romantismo com os "pares" na chuva, guarda-chuva, como o próprio nome diz, é coisa "moderna". Obrigada. Apareça e comente sempre, será um prazer!

      Excluir
  4. Oi, Meu nome é Letícia e amei seu blog!
    Eu sei que faz um tempo postagem , mas é que agora depois que eu vi de novo a série Emma 2009, eu vi que logo no inicio, como o tempo está instável, o Sr Weston oferece um guarda-chuva a Emma e a Srta Taylor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou a leticia de novo, e que me lembrei também, que na mesma série, depois do aparecimento do guarda-chuva com o Sr Weston, ele aparece na mãe de Jane Fairfax, quando ela sai para pegar as correspondências no correio.

      Excluir
    2. Letícia, obrigada pela visita e que bom ter gostado do blog. Muito interessante suas observações com as cenas de Emma e o guarda-chuva. Essas eu não tinha reparado mas agora todo mundo vai reparar, rsrs. Volte sempre. Bjos,

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, estou esperando por ele!