quarta-feira, 4 de julho de 2012

"Mr. Darcy & Elizabeth Bennet" Personalidades: os opostos se atraem

INTJ & ENFP
      (Expliquei melhor sobre esse tipo de análise aqui).
     Foi muuuiiito interessante descobrir isso! Depois de chegar à conclusão de que Elizabeth Bennet era ENFP e que Mr. Darcy (segundo os site que utilizam MBTI) era INTJ, descobri algo interessantíssimo! As personalidades além de serem divididas em quatro grupos (temperamentos), ainda possuem certas combinações: 
  Personalidades irmãs: (processam quase tudo da mesma forma, mudando apenas a terceira letra).
   Exemplo
Em INTJ (Mr. Darcy) a personalidade irmã será INFJ, que compartilha o domínio da intuição introvertida.
Em ENFP (Elizabeth) a personalidade irmã será ENTP, que compartilha o domínio da intuição extrovertida.
   E o que mais me chamou a atenção: MELHOR JOGO ROMÂNTICO. Pois é, exite isso também. A personalidade que melhor combina com cada uma. O mais interessante, foi descobrir que: 
   
Melhor jogo romântico:

  • Para INTJ será ENFP 
  • Para ENFP será INTJ

     O que ??? Isso só pode ser marmelada! Não. Não é! É científico! Quem quiser poderá checar aqui e aqui. Elizabeth Bennet e Mr. Darcy faziam o que chamamos de "par perfeito", Jane Austen por certo era "casamenteira", uma verdadeira Sra. Jennings, pra conhecer que esses dois pombinhos tinham tudo pra dar certo, depois de tantas idas e vindas...

    A explicação (ou explicações): Darcy e Elizabeth era parecidos? Sim. Em muitos aspectos eram: inteligentes, determinados, convictos, hábeis com as palavras, calorosos, defendiam a quem amavam... a própria Elizabeth relatou que eles eram muito parecidos, mas...em outros aspectos eram diferentes e é aí que entra a beleza do amor. Não que esse sublime sentimento possa ser traduzido cientificamente, amar é algo sem explicação, é como uma sintonia onde ninguém encontra a antena de transmissão, o que cito aqui é a beleza, de nas diferenças, um completar o outro e isso tornar um relacionamento completo!

   O que nos explica o método?
Temperamentos opostos:

  • INTJ - Racional
  • ENFP - Idealista
Há uma atração natural entre introvertidos e extrovertidos.

   Compartilhando a segunda letra (ou S ou N, no caso de Darcy e Elizabeth o N - intuitivos), eles vêm as coisas da mesma maneira e isso facilita o entendimento entre o casal, mais ou menos: de onde veio e pra onde está indo. Esse aspecto no início, foi o causador de toda a confusão, do orgulho (de ambos) e do preconceito (também de ambos), pois sendo eles muito parecidos no aspecto intuitivo, fizeram maus julgamentos, mas sem dúvida eles agiam de maneira bem semelhante.

   Segundo o método MBTI, esses são os principais requisitos para uma boa combinação:

1. Funções DOMINANTES, (E ou I) opostas. 
2. A intuição ( N ) ou sensoriamento ( S ), iguais para os dois membros do casal. 
3. A função sentimento ( F ) ou pensamento ( T ), se possível diferente, dando assim a cada um sua "própria esfera de afirmação", o contrário (F-F) ou (T-T), dá um certo grau de comparação, fazendo com que ambos elementos do par venham a competir para uma influência dentro de uma esfera única. 

   Acredito que venha daí aquela afirmação tão conhecida de que "os opostos de atraem".

"O oposto do amor não é o ódio, mas a indiferença"
Érico Veríssimo

Outros tópicos desta série:

3 comentários:

Não esqueça de deixar seu comentário, estou esperando por ele!