Pois é! Jane Austen era INTJ. Não fui eu que cheguei a essa conclusão, isso está nos diversos sites que utilizam Myers-Briggs, método MBTI para análise dos tipos de personalidade.
(Expliquei melhor sobre esse tipo de análise aqui).
(Expliquei melhor sobre esse tipo de análise aqui).
Nada mais justo. Depois das heroínas de suas obras, chegou a vez de conhecer melhor a personalidade da criadora dessas personagens tão cheias de predicados.
Devo afirmar, sem sombra de dúvida que há três oções:
- ( )Jane Austen, como uma grande apreciadora dos livros (acredito que de vários tipos) conhecia com certeza a teoria dos 4 temperamentos utilizada desde a antiguidade.
- ( )Jane se baseava fielmente no comportamento de pessoas reais.
- (x )as duas alternativas acima estão corretas.
Eu fico com a terceira. Com certeza Jane Austen conhecia a teoria dos 4 temperamentos e conhecendo as pessoas e analisando-as (coisa que fazia muito bem), ela pode compor personagens muito reais como podemos observar pela analise das personalidades; as qualidades e os defeitos de cada uma, os erros e acertos próprios de cada tipo, tudo muito dosado. Vejo que realmente JA era uma mulher muito inteligente, observadora e que usava os talentos típicos de seu tipo (INTJ) com grande amplitude.
Quem quiser saber mais detalhes poderá ler aqui, sobre a personalidade Elinor Dashwood, com o mesmo perfil (não como pessoa idêntica, OK?).
O que achei importante frisar:
- De temperamento "Intelectual"
- Conhecido como "Estrategista' ou "Cérebro-mestre"
- Esse tipo de personalidade costuma ter um QI bastante elevado.
- São independentes e auto-confiantes
- Se esforçam para a realização e perfeição
- São estrategistas
- Têm a mente analítica e objetiva
- Vêm razões por trás dos fatos
- São intuitivos
- Gostam de pensar e analisar
- São profundos e abstratos
- Lógicos, críticos e às vezes insensíveis
- Programados e responsáveis
- Estruturados e controlados
- Leitores vorazes
- São os mais intensos de todos os tipos, no pensamento e na percepção
Precisa de mais? Acho que tá explicado! Tudo isso, se Jane não tivesse a família, a criação, a fé e tudo mais que lhe aprouve, com certeza ela seria uma pessoa comum. Por isso, tomo a liberdade de dizer que seja qual for nossa personalidade (claro que teremos mais facilidades e dotes para determinadas coisas), o brilho interior de cada um está além de qualquer análise.
Quem quiser obter mais detalhes poderá ver cada tipo aqui e confirmar que existe gente boa e alguns com comportamentos "pra lá de duvidosos" em cada tipo. Claro que a gente sabe disso! E você o que pensa a respeito?
Outros INTJs famosos |
Outros tópicos desta série:
"Lógicos, críticos e às vezes insensíveis"
ResponderExcluirPerfeito!
Raquel,
ResponderExcluirsem dúvida, o "Às vezes insensíveis" me lembrou aquela frase que você inclusive escolheu (salvo o erro)de capa para seu ipad: "Não quero que as pessoas sejam muito gentis; pois tal poupa-me o trabalho de gostar muito delas". Na lata!!!Doa a quem doer! É essa franqueza de Jane é que faz toda a diferença, pois ela disse coisas que ninguém teve coragem de dizer.
Comecei a gostar de leitura por conta de Jane Austen, e fiquei me perguntando como gostava tanto de ler o que ela escrevia, pois nunca gostei de ler. Depois fui saber que ela uma INTJ, assim como eu. Talvez esteja aí a explicação.( ꈍᴗꈍ)
ResponderExcluir