sábado, 30 de junho de 2012

"A personalidade de Mr. Darcy"

     (Expliquei melhor sobre esse tipo de análise aqui). 
     Há algum tempo, pesquisando em alguns sites que utilizavam o método Myers Briggs MBTI (o que utilizei para fazer as análises das heroínas de Jane Austen), encontrei  análises de personalidades fictícias e entre eles estava o ilustríssimo Mr. Darcy, como sendo um INTJ. O mesmo tipo de sua própria criadora, Jane Austen. Neste caso, minha única tarefa seria divulgar que o Sr. Fitzwilliam Darcy era o chamado: "Cérebro -mestre". Mais detalhes sobre esse perfil, poderá ser lido aqui, na personalidade de Elinor Dashwood (também com o mesmo perfil) e aqui sobre Jane Austen. Nem é preciso dizer que o mesmo tipo de personalidade não significa pessoas iguais, mas com certeza têm a mesma maneira no processamento do pensamento, temperamento e comportamento (agora já disse).
     Só para lembrar:
  • Entre os que possui maior nível de QI
  • Prontos para a ação
  • Quando desapontados no amor, se tornam muito melancólicos
  • Mais comum em homens do que em mulheres
  • São ligados à personalidade narcisista (acho que está ai toda aquela pompa do Sr. Darcy)
  • Apenas 2,5% da população masculina
  • Pode ser compulsivo
http://www.celebritytypes.com/

Outros tópicos desta série:

quarta-feira, 27 de junho de 2012

"Jane Austen era INTJ"

     Pois é! Jane Austen era INTJ. Não fui eu que cheguei a essa conclusão, isso está nos diversos sites que utilizam Myers-Briggs, método MBTI para análise dos tipos de personalidade.        
       (Expliquei melhor sobre esse tipo de análise aqui).
     Nada mais justo. Depois das heroínas de suas obras, chegou a vez de conhecer melhor a personalidade da criadora dessas personagens tão cheias de predicados.
      Devo afirmar, sem sombra de dúvida que há três oções:
  • (  )Jane Austen, como uma grande apreciadora dos livros (acredito que de vários tipos) conhecia com certeza a teoria dos 4 temperamentos utilizada desde a antiguidade. 
  • (  )Jane  se  baseava fielmente no comportamento de pessoas reais.
  • (x )as duas alternativas acima estão corretas.
     Eu fico com a terceira. Com certeza Jane Austen conhecia a teoria dos 4 temperamentos e conhecendo as pessoas e analisando-as (coisa que fazia muito bem), ela pode compor personagens muito reais como podemos observar pela analise das personalidades; as qualidades e os defeitos de cada uma, os erros e acertos próprios de cada tipo, tudo muito dosado. Vejo que realmente JA era uma mulher muito inteligente, observadora e que usava os talentos típicos de seu tipo (INTJ) com grande amplitude.
    Quem quiser saber mais detalhes poderá ler aqui, sobre a personalidade Elinor Dashwood, com o mesmo perfil (não como pessoa idêntica, OK?).
     O que achei importante frisar:
  • De temperamento "Intelectual"
  • Conhecido como "Estrategista' ou "Cérebro-mestre"
  • Esse tipo de personalidade costuma ter um QI bastante elevado.
  • São independentes e auto-confiantes
  • Se esforçam para a realização e perfeição
  • São estrategistas
  • Têm a mente analítica e objetiva
  • Vêm razões por trás dos fatos
  • São intuitivos
  • Gostam de pensar e analisar
  • São profundos e abstratos
  • Lógicos, críticos e às vezes insensíveis
  • Programados e responsáveis
  • Estruturados e controlados
  • Leitores vorazes
  • São os mais intensos de todos os tipos, no pensamento e na percepção
      Precisa de mais? Acho que tá explicado! Tudo isso, se Jane não tivesse a família, a criação, a fé e tudo mais que lhe aprouve, com certeza ela seria uma pessoa comum. Por isso, tomo a liberdade de dizer que seja qual for nossa personalidade (claro que teremos mais facilidades e dotes para determinadas coisas), o brilho interior de cada um está além de qualquer análise.
Outros INTJs famosos
     Quem quiser obter mais detalhes poderá ver cada tipo aqui e confirmar que existe gente boa e alguns com comportamentos "pra lá de duvidosos" em cada tipo. Claro que a gente sabe disso! E você o que pensa a respeito?

Fonte: inspiira.org/mypersonality.info/personalitymax.com/celebritytypes.com

sexta-feira, 22 de junho de 2012

"A personalidade de Elizabeth Bennet"

Jane Austen e a personalidade de suas heroínas (parte 10)
    (Expliquei melhor sobre esse tipo de análise aqui).   
     O tipo de personalidade de Elizabeth Bennet é bem discutido, talvez por ser ela a heroína preferida das obras de Jane Austen. Essa análise eu fiz levando em conta muitos fatores, que não vou citar com detalhes aqui pois tomaria muito tempo. Depois de ter chegado a essa conclusão, soube de outras pessoas que também analisaram Elizabeth como sendo ENFP e fiquei bem contente pois não é algo fácil de fazer. Também houve um classificação de Elizabeth como INFJ, onde o temperamento "NF", "Visionário" é o mesmo mas a letra inicial e final, não. A princípio, acho que Elizabeth está longe de ser INFJ, pois essa personalidade, denominada como "Conselheiro" não condiz em muitos aspectos com ela, principalmente no mais relevante: a Srta. Bennet não era uma conselheira. Em minha análise não percebi que ela tivesse seu ponto dominante como introvertido e "P" em lugar de "J" porque tive a convicção que Elizabeth utilizava de sua percepção para analisar as coisas e por isso acabou fazendo um mal juízo de Mr. Darcy (comum em ENFPs, por serem muito intuitivos) e não o julgamento, no caso como é utilizado por INFJs, se utilizando de fatos concretos, ela se valeu do que percebia para julgá-lo, "Primeiras impressões" como o próprio nome dado ao romance no princípio por Jane Austen. Bem, vamos ao que interessa:
      Temperamento "NF", "Visionário".
    O ENFP é chamado de "Inspirador", "Visionário" "Defensor de causas" ou "Advogado".
   É uma pessoa calorosa, tipicamente inteligente, entusiasmada e cheia de potencial. É carismático, líder e introspectivo. ENFP’s são defensores naturais, assertivos, inventivos e com grandes capacidades pessoais, podendo ajudar as pessoas a ver além das possibilidades.
  Eles têm uma habilidade excepcional para compreender intuitivamente uma pessoa após um curto período de tempo e usar sua intuição e flexibilidade para se relacionar com os outros em seu próprio nível.
   Um ENFP possui seu comportamento ações e reações baseados na seguinte pirâmide:
     A hierarquia de um ENFP é a seguinte:
Dominante: Extrovertido
Auxiliar: Intuitivo
Terciário: Emocional
Inferior: Perceptivo
    Levando em consideração que cada personalidade tem uma ordem única de cognições mais relevantes. (Se quiser saber mais detalhes sobre essa hierarquia, veja aqui).
    O ENFP é naturalmente abençoado com o dom da palavra, o que torna  mais fácil para ele conseguir o que quer, mas a maioria não vai abusar dessa sua capacidade, porque isso não se encaixaria em seu sistema de valores. É original e quer ser querido pelo o que realmente é. Anseia por relacionamentos de alma para alma.
   Com uma incrível capacidade de perceber a verdade sobre uma pessoa ou situação, pode fazer um mau julgamento que aplicado à sua percepção e intuição aguçadas, saltará para conclusões erradas. O ENFP muitas vezes comete erros graves de julgamento. 
  ENFP’s são quentes, espontâneos, espertos e muito brilhantes.  É  classificado como o primeiro dos 16 tipos de personalidade a utilizar o plano dos recursos sociais e emocionais e o segundo em recursos cognitivos. Eles amam a vida, vivem em um mundo de possibilidades e podem ficar entusiasmados e apaixonados sobre as coisas. Esse entusiasmo dá a um ENFP a habilidade de inspirar e motivar os outros ao seu redor, mais do que vemos em outros tipos.  
    ENFP’s têm uma extraordinária e ampla gama de talentos e habilidades. São bons na maioria das coisas que lhes interessam. Um ENFP é muito coerente e possui um forte senso de valores que conserva por toda a sua vida. É independente e resiste a ser rotulado ou controlado, mantém o controle sobre si mesmo,  mas não gosta de controlar os outros. É charmoso e engenhoso, constantemente analisando seu ambiente.
    Um ENFP precisa viver sua vida caminhando em sintonia com o que acredita ser certo. São alertas,   de pensamento rápido, sensíveis e encantadores, mas muitas vezes podem ser ingênuos ou até inseguros.
    O ENFP tem grandes habilidades com pessoas. É caloroso, interessado e dá grande importância às suas amizades. 
   ENFP’s são basicamente pessoas felizes. Eles podem tornar-se infelizes quando confinados, ou entediados, pois não gostam muito de rotinas e “mesmices”. Um ENFP se sente melhor em situações onde ele possa ter flexibilidade, lidando com pessoas e idéias. Seu sistema de pensamento é abstrato e complexo e tomam decisões com o coração. 
     Um ENFP precisa de tempo sozinho para pensar e se concentrar ...
 








...para seguir com seus projetos e analisar se ele está se movendo na direção certa da sintonia com seus valores.
   Estão em azul, alguns traços de um ENFP bem notórios em Elizabeth Bennet, segundo a obra "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen:

Traços positivos:
Flexível
Descontraído
Intuitivo
Idealista 
Imaginativo
Espontâneo
Orientado para as pessoas
Expressivo
Entusiasta
Criativo
Engenhoso
Possui valores fortes
Apaixonado
Assertivo
Carismático
Líder
Excelentes capacidades de comunicação
Facilidade em convencer
Afetuoso

Traços negativos:
Gosta de manter suas opções em aberto
Pode ser desorganizado
Tem problemas com conflito e confronto
Pode ser manipulador e controlador
Fica entediado com facilidade
Pode fazer erros graves de julgamento
Confia muito em sua intuição
Pode ser ríspido
Não gosta de ser controlado
Não se interessa por tarefas corriqueiras

 Se Elizabeth Bennet pudesse ter escolhido uma profissão como uma mulher de nosso século, provavelmente teria optado por ser:
Artista
Diretora de arte
Contadora/Auditora
Economista
Diplomata
Nutricionista
Desenhista
Engenheira
Editora
Jornalista
Advogada
Musicista
Terapeuta ocupacional
Relações públicas
Psicóloga
Assistente social
Fonoaudióloga
Cientista social
Professora
Escritora

     Elizabeth "provavelmente gostava" de usar roupas com cores alegres, claras com pequenos florais ou listras e se escuras, em tons mais vivos pois sua personalidade retrata uma mulher jovial e expressiva.
    Na versão de 2005, apesar de Keira Knightly ter interpretado Elizabeth Bennet de forma espetacular (ao meu ver), as cores utilizadas em seu figurino estavam um tanto em desacordo com seu espírito entusiasmado, alegre e brilhante. Foi vista muito pouco trajando cores claras e na maioria das vezes estava vestida de verde, cinza ou marrom escuros, ainda que em tons vivos:
     Na versão de 1995, as cores do figurino foram mais acertadas, revelando uma Elizabeth mais jovial e assertiva, sem contar o MARAVILHOSO vestido salmão, atualmente chamado de "lagosta", que encantou a muitos.
  Mas sem dúvida, as cores mais adequadas à personalidade de Elizabeth Bennet foram utilizadas  nos lindos vestidos da versão de 1980. 
    Não podemos esquecer que nossas roupas revelam muito de nossa personalidade e com Elizabeth Bennet não poderia ser diferente:
    Os perfumes da família dos florais puros, combinam com uma mulher feminina e que conserva seus valores. Os atuais que provavelmente estariam em seu toucador:
Chloé – Chloé
Parisienne – Yves Saint Laurent
Daisy – Marc Jacobs
Miss Dior Cherie – Dior
      Famosos com a personalidade de Elizabeth Bennet (ENFP): 
  • Alicia Silverstone – atriz
  • Bill Cosby – ator, ativista e comediante
  • Bob Dylan – músico, compositor e cantor
  • Charles Dickens -  romancista inglês
  • Franz Joseph Haydn – compositor
  • Mark Twain (Samuel Clemens) - escritor
  • Robin Williams – ator
  • Anne Frank - escritora e vítima do holocausto.
  • Sharon Stone - atriz
  • Che Guevara - revolucionário
  • Louisa May Alcott - escritora
  • Sandra Bullock – atriz
  • Oscar Wilde - dramaturgo

Fontes e fotos: inspiira.org/mypersonality.info/personalitymax.com/melhoramiga.com.br/
inside.org.au/cineinblog.atarde.uol.com.br
Outros tópicos desta série:

domingo, 17 de junho de 2012

"A personalidade de Catherine Morland"

Jane Austen e a personalidade de suas heroínas (parte 9)
     Temperamento “NF”, “Visionário”.
     O INFP é chamado de “Sonhador” ou “Idealista”.
    (Expliquei melhor sobre esse tipo de análise aqui).
    Um INFP é criativo, inteligente e atraído por coisas tristes. Nunca perde seu senso de admiração, é como se visse o mundo através de um óculos cor de rosa. É sonhador, idealista e romântico. Vive em um mundo onde tudo ganha vida e tem qualidades e aspectos humanos. INFP's são "príncipes e princesas de contos de fadas, defensores da fé ou escudeiros do rei".
   Um INFP, possui seu comportamento ações e reações baseados na seguinte pirâmide:
     A hierarquia de um INFP é a seguinte:
Dominante: Introvertido
Auxiliar: Intuitivo
Terciário: Emocional
Inferior: Perceptivo
    Levando em consideração que cada personalidade tem uma ordem única de cognições mais relevantes. (Se quiser saber mais detalhes sobre essa hierarquia, veja aqui).
    INFP’s são altamente intuitivos sobre as pessoas. Confiam em sua intuição e usam tudo isso para ter uma guia de como encontrar o valor da vida. Estão sempre procurando o significado das coisas e cada detalhe adquirido é filtrado pelo sistema “INFP” de valor, onde tudo é definido e avaliado para refinar a busca de seu propósito na vida. Eles fazem sacrifícios em favor de algo que acreditam. 
   O INFP cria uma infinidade de idéias e possibilidades e seu processo de pensamento é abstrato e profundo, como se vivesse no futuro. Toma decisões com o coração e é movido pela emoção. É espontâneo e não gosta de conflitos. Quando isso acontece, se fere facilmente. É muito atento às desigualdades da sociedade e injustiças e está sempre a procura de um mundo melhor.
   INFP's  podem se tornar escritores talentosos, produzir excelentes obras de artes e música. Simplesmente o ato de criar fará muito bem a um INFP que é cheio de criatividade e tem necessidade de expandi-la para ser feliz.  Podem também ser grandes escritores de ficção, porque eles são capazes de um desenvolvimento muito complexo na criação de personagens reais.
     Eles estão mais em contato com sua alma do que  a maioria das pessoas. Costumam ter uma forte fé. Acreditam que um indivíduo tem o direito de ser autêntico, com suas próprias atitudes e perspectivas, possuindo assim, uma grande tolerância e aceitação ao lidar com as pessoas. São inteligentes e  capazes de compreender conceitos difíceis com facilidade. INFP’s são  felizes fazendo algo que é realmente importante para eles, vivendo suas vidas com autenticidade e profundidade.
     O INFP,  com um forte sistema de valores internos (o sentimento introvertido) e  uma intuição bem desenvolvida, pode ser um indivíduo que faz a diferença. 
    Estão em laranja alguns traços de um INFP bastante relevantes em Catherine Morland (A abadia de Northanger - Jane Austen).

Traços positivos:
Leal 
Idealista
Artístico
Abstrato
Imaginativo
Empático
Adaptável
Sensível
Amante da paz
Altruísta
Criativo
Intuitivo
De valores fortes
Cuidadoso e amoroso
Excelente na leitura de sentimentos e motivações dos outros
Sonhador
Irrealista
De intuição aguçada
Grande percepção quanto ao caráter das pessoas

Traços negativos:
Pode perceber uma crítica onde não se destina
Idéias distorcidas
Idéias irrealistas 
Dificuldade em reconhecer ou ouvir qualquer coisa contraria à sua opinião 
Pode vir a culpar outros de seus problemas
Pode se sentir injustiçado
Tendência a se culpar
Mau humor
Alheio à aparência pessoal
Pode se vestir inadequadamente
Pode parecer excêntrico, ou estranho para os outros
Valoriza demais suas próprias opiniões e sentimentos 
Desenvolve juízos fortes que são difíceis de ser desfeitos 
Sob estresse, pode meditar sobre um problema repetidamente
Expectativas irrealistas de outros
Tende a reagir emocionalmente
Aversão extrema à crítica
Tem problemas com situações de conflito
    
   Se Catherine Morland pudesse ter escolhido uma profissão como uma mulher de nosso século, provavelmente teria optado por ser:
Assistente Social
Fisioterapeuta
Missionária
Professora
Musicista
Terapeuta
Atriz
Jornalista
Cineasta
Bibliotecária
Designer Gráfico
Escritora
Psicóloga
Tradutora / Intérprete
Cientista Social
Web Designer
Fotógrafa
Recursos Humanos
Editora de Vídeo
Profissional de Saúde Holística
Fonoaudióloga

    Catherine "provavelmente gostava" de usar roupas com florais miúdos, típicos de sua personalidade sonhadora. Cores claras ou escuras mais vivas, seriam suas preferidos: 
     Os perfumes frutais são os que mais combinam com a personalidade sonhadora e criativa de Catherine Morland: Os atuais que provavelmente estariam em seu toucador:
Dreaming – Tommy Hilfiger
Britney Spears – Britney Spears
Trésor Midnight Rose – Lancôme
Dynastie – Marina de Bourbon
     Famosos com a personalidade de Catherine Morland (INFP): 
Audrey Hepburn – atriz
Isabel Briggs Myers – psicóloga
JRR Tolkien – escritor (O senhor dos anéis)
João – discípulo de Jesus
John F. Kennedy, Jr. – advogado, jornalista editor
Laura Ingalls Wilder – escritora
Maria – mãe de Jesus
Mia Farrow – atriz
Princesa Diana – Princesa de Gales
William Shakespeare – escritor, poeta e dramaturgo inglês

Fonte: inspiira.org/mypersonality.info/personalitymax.com
Outros tópicos desta série:
A personalidade de Catherine Morland
A personalidade de Elizabeth Bennet
Outros tópicos relacionados:
Mr. Darcy e Elizabeth Bennet



terça-feira, 12 de junho de 2012

"A personalidade de Elinor Dashwood"

A personalidade das heroínas de Jane Austen (parte 8)
    Temperamento “NT”, “Intelectual”.
 O INTJ é chamado de “Cérebro-mestre” ou “Estrategista”.
  (Expliquei melhor sobre esse tipo de análise aqui).
   Um INTJ é perfeccionista. Muito inteligente, valoriza idéias, planejamento, conhecimento e competência. Estabelece altos padrões para si mesmo, esforçando em atingi-los.
  INTJ’s ,  possuem seu comportamento ações e reações baseados na seguinte pirâmide:
     A hierarquia de um INTJ é a seguinte:
Dominante: Introvertido
Auxiliar: Intuitivo
Terciário: Racional
Inferior: Julgador
   Levando em consideração que cada personalidade tem uma ordem única de cognições mais relevantes. (Se quiser saber mais detalhes sobre essa hierarquia, veja aqui).
  Geralmente focam sua energia em observar o mundo e os outros, procurando possibilidades, absorvendo informações e fazendo associações.     
  São difíceis de  impressionar pois são muito adaptáveis. Raramente um fato, por mais surpreendente, faz com que um INTJ transpareça sua emoção.
   Um INTJ é pensativo e compreende novas idéias rapidamente sempre tentando soluções e ações de forma prática.
   Esse tipo de personalidade tem certa dificuldade em expressar pensamentos e sentimentos, pois isso, suas idéias são muito individualizadas, não podendo ser explicadas de maneira que outros possam compreender.
     Um INTJ é líder natural e é capaz de enxergar a realidade de uma situação, mesmo que indiretamente, muitas vezes prefere permanecer em segundo plano até que haja uma necessidade. Eficazmente, toma conta das coisas para que estas funcionem devidamente. É estrategista, formula planos  e conceitos para qualquer eventualidade. Gasta seu tempo dentro de seus pensamentos, mas se tiver o lado sentimental apurado se preocupa muito com o sentimento alheio, sempre com cautela e respeitando sua intuição, em não oferecer muita intimidade àqueles em que ele não confie.
     O INTJ tem raciocínio a longo prazo e não gosta de qualquer coisa ambígua ou incerta, presa a transparência e a eficiência e seus altos padrões de perfeição. 
     De todos os tipos de personalidade, os INTJ’s são os mais penetrantes no pensamento e na percepção.
  Algumas pessoas podem ter dificuldade em compreender um INTJ, pois não demonstra muito o que lhe passa à mente, quase não faz elogios ou críticas, somente se muito necessário, mas ao contrário do que parece, um INTJ é um indivíduo muito aberto à novas idéias.
     Estão em azul, traços de um INTJ bem comuns em Elinor Dashwood, segundo a obra "Razão e Sensibilidade", de Jane Austen:
Traços positivos:
Estruturados
Objetivos
Introspectivos
Perfeccionistas
Analíticos
Atentos
Controlados
Responsáveis
Autoconfiantes
Calmos
Apreciam a leitura
São bons alunos
Determinados
Independentes
Estratégicos
Adaptáveis
Disciplinados
Decisivos
Aconselham quando é preciso
Bons em ouvir
Muito inteligentes
Tomam crítica bem
Honram seus compromissos

Traços negativos:
Impessoal
Teórico
Um tanto intenso
Indivíduos complexos
Indivíduos abstratos
Não demonstram sentimentos
Não elogiam nem criticam sem necessidade
Pode se focar demais em detalhes
Podem parecer intolerantes
Podem parecer arrogantes
Podem parecer insensíveis

   Se Elinor Dashwood pudesse ter escolhido uma profissão como uma mulher de nosso século, provavelmente teria optado por ser:

Administradora de empresas
Estrategista empresarial
Gerente
Programadora
Dentista
Engenheira
Médica
Psicóloga
Cientista
Professora
Escritora
Juíza
Advogada
Procuradora
Empresária
   Elinor "provavelmente gostava" de usar roupas sóbrias, pois não se preocupava muito em agradar os outros, desde que fizessem com ela se sentisse bem. Tons e estampas neutras, seriam seus preferidos: 
     Os perfumes da família olfativa: floral cítrico, são os que mais combinam com a personalidade introspectiva, inteligente e sóbria de Elinor. Pessoas como ela escolhem seus perfumes e geralmente são fiéis a ele. 
   Os atuais que provavelmente estariam em seu toucador:
  • Lancôme - Ô de Lancôme
  • O Boticário - Floratta Emotion
  • Moschino - Moschino Glamour
  • Versace - Vanitas
    Famosos com a personalidade de Elinor Dashwood (INTJ): 
Jane Austen - escritora
Arnold Schwarzenegger – ator e governador 
Augusto César – imperador romano
CS Lewis – autor (As crônicas de Nárnia)
Chevy Chase – ator
Martina Navratilova – tenista
Sir Isaac Newton - astrônomo
Thomas Jefferson – presidente dos EUA
Gal. Colin Powell – ex-secretário dos EUA