domingo, 30 de junho de 2013

Os livros de beleza que Jane Austen e suas heroínas liam- Cuidando da beleza no séc. XIX - parte 1

     É muito interessante ver aquelas lindas moças do início do século XIX... Aqueles vestidos de sonho, lindos penteados, chapéus, casaquetos em veludo, uma época tão charmosa e cheia de romance... Mas e na hora da toilette? Como será que era cuidar da beleza?
     Como as lindas heroínas, as mocinhas da época e a própria Jane se cuidavam para impressionar os rapazes como Bingley, Darcy, Ferrars, Willoughby e por que não o "lendário" Lefroy? Como eram as fragrâncias, os cremes, as loções? E quando aparecia uma indesejável espinha? Havia sombra? Batom? Rímel? Base? Os romances não nos contaram nada disso... Mas a curiosidade conseguiu alguma coisa.
     A partir do final do séc. XVIII, mas precisamente após a Revolução Francesa (que terminou em 1789), as mulheres fizeram de tudo para conseguir parecer o mais natural possível. As vestimentas e penteados se tornaram mais simples e o rosto teria que estar fresco e lindo mas sem aparência de ter usado qualquer maquiagem.
     A maioria dos “produtos de beleza” eram do tipo DIY (do it yourself – faça você mesmo), mas alguns também podiam ser comprados em lojas.
     Eram utilizados ingredientes comuns do dia a dia, tais como azeite de oliva, óleo de rícino, glicerina, creme de tártaro, magnésio e bórax, mas o pior é que não tinham noção que utilizavam também alguns bem perigosos para a saúde, como chumbo, ferro, ferrugem e espermacete.
      O chumbo era usado muitas vezes em pós faciais, que eram essenciais para alcançar a aparência desejada de pele pálida. A oxidação do ferro (ferrugem) era ingrediente de shampoo para escurecer o cabelo). Isso era feito sem nenhum critério de segurança, pois na época nem se tinha o conhecimento dos riscos desses ingredientes para a saúde a curto e longo prazo.
     Essas receitas e dicas, além de serem passadas entre as amigas e de mãe pra filha,  era comum se ler livros e revistas que anunciavam os “mais modernos” conselhos de beleza.
     Entre estes estavam “Godey’s Lady’s Book”, uma revista mensal muito popular em meados século XIX,

“The toilet of Flora” (1779)
(Publicado no ano em que Jane Austen completou 4 anos).
(métodos simples de preparação de banhos, essências, pomadas, pós, perfumes, águas perfumadas e cosméticos de todo tipo, para cuidar, suavizar, clarear e tirar a aparência envelhecida da pele das damas),

The mirror of the graces” (1811) que com certeza
deve ter sido bem conhecido pelas mocinhas contemporâneas de JA, pois foi publicado em 1811,





o afamado The Arts of Beauty”(or “Secrets of a Lady's Toilet”) (1858) da polêmica Lola Montez,

uma dançarina, que diziam ser uma aventureira  e vigarista, que depois de causar diversos escândalos na Europa, teria fugido para a América e se tornado escritora. Nesse livro ela se propõe a contar os segredos de beleza das encantadoras mulheres nobres européias:
- "Eu sabia de muitas senhoras elegantes de Paris que utilizavam fatias finas de carne crua em seus rostos todas as noites antes de irem para a cama. Mantinha a pele livre de rugas, ao mesmo tempo que garantia um frescor juvenil e um brilho agradável na pele.”

     No “Family Doctor” (já em 1889)

dizia-se que além de proteger a pele do sol e praticar exercícios moderados, a beleza também precisava de sono adequado:
“...uma senhora mais idosa revelou o segredo de sua pele clara e rosada a um grupo de mulheres jovens: “dormir demais estragar a pele. Vá para a cama cedo, acorde cedo e você vai envelhecer lentamente e manter sua boa aparência a uma idade avançada. Se, no entanto você for obrigada a dormir a altas horas, deverá dormir uma hora, todas as tardes. Antes de ir para a cama, tome um banho quente e permaneça na água por apenas alguns momentos. Em seguida, tome uma xícara de caldo de carne, e um pequeno copo de vinho Málaga. O sono virá em breve, e durará até o tempo natural de despertar, que é cerca de dez horas da manhã(!!!), onde deverá  tomar um banho frio ou utilizar uma esponja de banho, fazer um ligeiro pequeno almoço  de café com leite, e pão sem manteiga...” Imagina-se que essa senhora ouviu estas dicas de beleza de amigas e parentes que viveram no início do século XIX.


dedicou um capítulo inteiro para os segredos de beleza: “...se as mulheres  querem governar, controlar, gerenciar, influenciar e também ter a admiração dos maridos, pais, irmãos, amantes ou mesmo primos, elas devem ser bonitas em todos os momentos.” Aqui estão algumas de suas dicas para isso:
Difícil não rir disso em nossos dias!!!
     Fico pensando... seguindo todos esses infalíveis truques de beleza, como seria o retrato de Elizabeth Bennet (Orgulho e Preconceito - Jane Austen/1813), ou melhor, Elizabeth Darcy aos 60 anos???

     Todos esses livros são vendidos ainda hoje, para curiosos, apreciadores e claro para quem quer se manter belo como no século XIX. Mas cuidado, eu  ficaria com um Renew, Chronos ou até mesmo o velho creme Ponds, não sei porque, mas acho que dá mais resultado...

Fotos:

6 comentários:

  1. Poxa! Quantas informações interessantes! Parabéns pelo post!
    Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana,

      obrigada! São interessantes e intrigantes, rsrs, Abço,

      Patrícia

      Excluir
  2. Adorei as informações, sempre pensei sobre com eram os cuidados de beleza da época, não que eu queira adotá-los.rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor(a)

      Eu também não me arriscaria, rsrsrs. Obrigada pela visita e comentário,

      Patrícia

      Excluir
  3. Me identifiquei com todas as matérias que estou lendo, não sou uma expert em música clássica, mas é algo que aprecio muito! Livros é minha paixão... Agora Jane Austen... Está em outro patamar, minha admiração não se mede por essa incrível escritora! E te dou uma sugestão: A Jovem Rainha Vitoria, é um filme lindo, e acredito que vc pode tirar muitas ideias de temas tendo ele como base para postar em seu blog... Me apaixonei pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito. Parabéns pelo Blog. Boa noite!

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, estou esperando por ele!