terça-feira, 13 de novembro de 2012

Jane Austen, Beethoven e... Napoleão

Que trio é esse???
    Como já havia citado aqui, Jane Austen e Beethoven viveram na mesma época, mas como nem só de heróis se faz a História, Napoleão também estava por ali:

  • Napoleão Bonaparte: 1769-1821
  • Ludwig van Beethoven: 1770-1827
  • Jane Austen: 1775-1817

      Foram mesmo bem contemporâneos! 
     A fama de Jane Austen como uma mulher escritora não foi assim tão fácil, mas apesar de seu nome não aparecer em suas obras, o nome "Jane Austen" era  muito conhecido.  Napoleão também era e Beethoven igualmente, cada qual com sua "habilidade" todos "se conheciam".   
   Assim como Jane dedicou "Emma" ao príncipe regente (mesmo a contra gosto), Beethoven em 1803, também fez uma Sinfonia dedicada à Napoleão, acreditando que  tinha boas intenções como líder  mas quando viu que ele se declarou imperador indo contra os próprios princípios da Revolução Francesa, riscou a dedicatória de sua Terceira Sinfonia "Eróica" (sem "H" mesmo),decepcionado.
    Jane menciona a guerra em "Persuasão" e ela também convivia com os mesmos problemas, pois a Inglaterra e a França eram vizinhas. 
      Mas e quanto à música? Além de Napoleão, do que mais se falava? Beethoven era o astro do momento?
Edição do jornal britânico "The Sun"
de 29 de agosto de 1800
Todos queriam ter as partituras Beethoven?
     Sem dúvida! As melodias eram belíssimas e quem ouvia já se encarregava de pedir a um amigo(a) para fazer uma cópia.

Beethoven era mesmo muito ouvido?
    Ouvir Beethoven era ouvir algo realmente novo; novas combinações de sons e sentimentos, era como o início da bossa-nova ou do rock'n roll. Era ouvido em reuniões de amigos, bailes, sempre havia uma mocinha culta mostrando que era atualizada e tocava a última moda. 

Veja as cenas:

     Achei muito interessante como nessa cena de Persuasão (2007), Anne Elliot toca a belíssima "Sonata ao Luar"* com alguma dificuldade, mas não como uma principiante no instrumento, como se aquela melodia ainda não estivesse muito praticada, dando um ar de que tinha chegado às suas mãos recentemente.
     Já Georgiana em "Orgulho e preconceito" (1995), apresentou à Elizabeth e aos amigos  "Andante Favori em Fá maior" com mais desenvoltura. Era uma boa pianista e sua condição financeira por certo lhe dava condições de possuir partituras mais facilmente:
      Em Emma (2009), Jane Fairfax, que estudava em um grande centro e também era excelente pianista executa com facilidade a difícil "Sonata para piano n° 21" deixando Emma de queixo caído:
    Em "Orgulho e Preconceito" (1980), a irmã mais velha de Mr. Bingley, toca a "Sonata para piano em sol maior" enquanto os demais conversam e jogam.
    Deixando claro que Beethoven não era o único compositor apreciado nos salões e nas residências no  final do séc. XVIII e inicio do XIX, (falarei sobre isso em um próximo post) mas faço questão de citá-lo por ser ele um pré-romântico (como Jane Austen) e por esse grande compositor representar o auge de uma época e o rompimento com padrões musicais, abrindo caminho assim como Jane Austen na literatura, para o Romantismo
     Não foi a toa que suas músicas foram tocadas nas adaptações das obras de Jane Austen , ele fez fama pela Europa e tocar sua música significava ter bom gosto e ser atualizado. Como estar em "sintonia" com as grandes capitais, mesmo para as mocinhas que moravam lááááááá em Longbourn.


Curiosidade:
Tanto Jane Austen como Beethoven, nasceram em 16 de dezembro. Interessante...
*O apelido "ao luar" dessa sonata só veio depois da morte de Beethoven.
Foto:
boneybooks.com


Postagens relacionadas:
Jane Austen, a escritora pianista
Jane Austen e a música de Mozart
A música no tempo de Jane Austen
Beethoven e Mr. Darcy

5 comentários:

  1. Na verdade, tanto Jane Austen como Beethoven nasceram no dia 16 de dezembro. De fato, esse pode ser considerado o dia dos escritores, desde que nele também nasceram os romancistas Philip K. Dick e Arthur C. Clarke e o nosso poeta Olavo Bilac, e dos músicos, já que Benny Andersson, compositor sueco e ex-integrante da famosa banda ABBA, veio ao mundo nessa data.


    - Sofia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofia,

      Post atualizado!!! Creio que fiz uma confusão com a data de batismo de Jane e de Beethoven, ambas em 17 de dezembro. Mas agradeço bastante sua observação, muito importante por sinal, que deixou essa "semelhança" ainda mais bonita, obrigada pelas informações! Bjos,

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, estou esperando por ele!