sexta-feira, 22 de junho de 2012

"A personalidade de Elizabeth Bennet"

Jane Austen e a personalidade de suas heroínas (parte 10)
    (Expliquei melhor sobre esse tipo de análise aqui).   
     O tipo de personalidade de Elizabeth Bennet é bem discutido, talvez por ser ela a heroína preferida das obras de Jane Austen. Essa análise eu fiz levando em conta muitos fatores, que não vou citar com detalhes aqui pois tomaria muito tempo. Depois de ter chegado a essa conclusão, soube de outras pessoas que também analisaram Elizabeth como sendo ENFP e fiquei bem contente pois não é algo fácil de fazer. Também houve um classificação de Elizabeth como INFJ, onde o temperamento "NF", "Visionário" é o mesmo mas a letra inicial e final, não. A princípio, acho que Elizabeth está longe de ser INFJ, pois essa personalidade, denominada como "Conselheiro" não condiz em muitos aspectos com ela, principalmente no mais relevante: a Srta. Bennet não era uma conselheira. Em minha análise não percebi que ela tivesse seu ponto dominante como introvertido e "P" em lugar de "J" porque tive a convicção que Elizabeth utilizava de sua percepção para analisar as coisas e por isso acabou fazendo um mal juízo de Mr. Darcy (comum em ENFPs, por serem muito intuitivos) e não o julgamento, no caso como é utilizado por INFJs, se utilizando de fatos concretos, ela se valeu do que percebia para julgá-lo, "Primeiras impressões" como o próprio nome dado ao romance no princípio por Jane Austen. Bem, vamos ao que interessa:
      Temperamento "NF", "Visionário".
    O ENFP é chamado de "Inspirador", "Visionário" "Defensor de causas" ou "Advogado".
   É uma pessoa calorosa, tipicamente inteligente, entusiasmada e cheia de potencial. É carismático, líder e introspectivo. ENFP’s são defensores naturais, assertivos, inventivos e com grandes capacidades pessoais, podendo ajudar as pessoas a ver além das possibilidades.
  Eles têm uma habilidade excepcional para compreender intuitivamente uma pessoa após um curto período de tempo e usar sua intuição e flexibilidade para se relacionar com os outros em seu próprio nível.
   Um ENFP possui seu comportamento ações e reações baseados na seguinte pirâmide:
     A hierarquia de um ENFP é a seguinte:
Dominante: Extrovertido
Auxiliar: Intuitivo
Terciário: Emocional
Inferior: Perceptivo
    Levando em consideração que cada personalidade tem uma ordem única de cognições mais relevantes. (Se quiser saber mais detalhes sobre essa hierarquia, veja aqui).
    O ENFP é naturalmente abençoado com o dom da palavra, o que torna  mais fácil para ele conseguir o que quer, mas a maioria não vai abusar dessa sua capacidade, porque isso não se encaixaria em seu sistema de valores. É original e quer ser querido pelo o que realmente é. Anseia por relacionamentos de alma para alma.
   Com uma incrível capacidade de perceber a verdade sobre uma pessoa ou situação, pode fazer um mau julgamento que aplicado à sua percepção e intuição aguçadas, saltará para conclusões erradas. O ENFP muitas vezes comete erros graves de julgamento. 
  ENFP’s são quentes, espontâneos, espertos e muito brilhantes.  É  classificado como o primeiro dos 16 tipos de personalidade a utilizar o plano dos recursos sociais e emocionais e o segundo em recursos cognitivos. Eles amam a vida, vivem em um mundo de possibilidades e podem ficar entusiasmados e apaixonados sobre as coisas. Esse entusiasmo dá a um ENFP a habilidade de inspirar e motivar os outros ao seu redor, mais do que vemos em outros tipos.  
    ENFP’s têm uma extraordinária e ampla gama de talentos e habilidades. São bons na maioria das coisas que lhes interessam. Um ENFP é muito coerente e possui um forte senso de valores que conserva por toda a sua vida. É independente e resiste a ser rotulado ou controlado, mantém o controle sobre si mesmo,  mas não gosta de controlar os outros. É charmoso e engenhoso, constantemente analisando seu ambiente.
    Um ENFP precisa viver sua vida caminhando em sintonia com o que acredita ser certo. São alertas,   de pensamento rápido, sensíveis e encantadores, mas muitas vezes podem ser ingênuos ou até inseguros.
    O ENFP tem grandes habilidades com pessoas. É caloroso, interessado e dá grande importância às suas amizades. 
   ENFP’s são basicamente pessoas felizes. Eles podem tornar-se infelizes quando confinados, ou entediados, pois não gostam muito de rotinas e “mesmices”. Um ENFP se sente melhor em situações onde ele possa ter flexibilidade, lidando com pessoas e idéias. Seu sistema de pensamento é abstrato e complexo e tomam decisões com o coração. 
     Um ENFP precisa de tempo sozinho para pensar e se concentrar ...
 








...para seguir com seus projetos e analisar se ele está se movendo na direção certa da sintonia com seus valores.
   Estão em azul, alguns traços de um ENFP bem notórios em Elizabeth Bennet, segundo a obra "Orgulho e Preconceito" de Jane Austen:

Traços positivos:
Flexível
Descontraído
Intuitivo
Idealista 
Imaginativo
Espontâneo
Orientado para as pessoas
Expressivo
Entusiasta
Criativo
Engenhoso
Possui valores fortes
Apaixonado
Assertivo
Carismático
Líder
Excelentes capacidades de comunicação
Facilidade em convencer
Afetuoso

Traços negativos:
Gosta de manter suas opções em aberto
Pode ser desorganizado
Tem problemas com conflito e confronto
Pode ser manipulador e controlador
Fica entediado com facilidade
Pode fazer erros graves de julgamento
Confia muito em sua intuição
Pode ser ríspido
Não gosta de ser controlado
Não se interessa por tarefas corriqueiras

 Se Elizabeth Bennet pudesse ter escolhido uma profissão como uma mulher de nosso século, provavelmente teria optado por ser:
Artista
Diretora de arte
Contadora/Auditora
Economista
Diplomata
Nutricionista
Desenhista
Engenheira
Editora
Jornalista
Advogada
Musicista
Terapeuta ocupacional
Relações públicas
Psicóloga
Assistente social
Fonoaudióloga
Cientista social
Professora
Escritora

     Elizabeth "provavelmente gostava" de usar roupas com cores alegres, claras com pequenos florais ou listras e se escuras, em tons mais vivos pois sua personalidade retrata uma mulher jovial e expressiva.
    Na versão de 2005, apesar de Keira Knightly ter interpretado Elizabeth Bennet de forma espetacular (ao meu ver), as cores utilizadas em seu figurino estavam um tanto em desacordo com seu espírito entusiasmado, alegre e brilhante. Foi vista muito pouco trajando cores claras e na maioria das vezes estava vestida de verde, cinza ou marrom escuros, ainda que em tons vivos:
     Na versão de 1995, as cores do figurino foram mais acertadas, revelando uma Elizabeth mais jovial e assertiva, sem contar o MARAVILHOSO vestido salmão, atualmente chamado de "lagosta", que encantou a muitos.
  Mas sem dúvida, as cores mais adequadas à personalidade de Elizabeth Bennet foram utilizadas  nos lindos vestidos da versão de 1980. 
    Não podemos esquecer que nossas roupas revelam muito de nossa personalidade e com Elizabeth Bennet não poderia ser diferente:
    Os perfumes da família dos florais puros, combinam com uma mulher feminina e que conserva seus valores. Os atuais que provavelmente estariam em seu toucador:
Chloé – Chloé
Parisienne – Yves Saint Laurent
Daisy – Marc Jacobs
Miss Dior Cherie – Dior
      Famosos com a personalidade de Elizabeth Bennet (ENFP): 
  • Alicia Silverstone – atriz
  • Bill Cosby – ator, ativista e comediante
  • Bob Dylan – músico, compositor e cantor
  • Charles Dickens -  romancista inglês
  • Franz Joseph Haydn – compositor
  • Mark Twain (Samuel Clemens) - escritor
  • Robin Williams – ator
  • Anne Frank - escritora e vítima do holocausto.
  • Sharon Stone - atriz
  • Che Guevara - revolucionário
  • Louisa May Alcott - escritora
  • Sandra Bullock – atriz
  • Oscar Wilde - dramaturgo

Fontes e fotos: inspiira.org/mypersonality.info/personalitymax.com/melhoramiga.com.br/
inside.org.au/cineinblog.atarde.uol.com.br
Outros tópicos desta série:

9 comentários:

  1. Sendo eu muito Elizabeth Bennet não acho que o tópico "Não gosta de ser controlado" seja negativo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel,
      de fato acho até uma virtude (sou também ENFP),(rindo), e não gosto que me digam muito o que fazer, acredito que sei o que deve ser feito com responsabilidade sem precisar ser lembrada o tempo todo, o fato de ter colocado na lista de "defeitos" ou amenizando: "fraquezas" é que a gente(que tem esse tipo de personalidade) acaba por ter certos atritos e descontentamentos(como quando encontramos um superior chato)e mesmo nossa ideia ou método sendo melhor ter que acatar e se sentir controlado por tal. Nesse ponto é que sinto que um pouco mais de paciência e submissão ajuda, tornando essa "virtude" em "defeito", mas prefiro a liberdade, com certeza, pra mim isso também é uma virtude. Abçs

      Excluir
  2. Ela é uma INFJ. É muito claro isto.

    http://mbti-in-fiction.tumblr.com/post/32266282000/elizabeth-bennet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro leitor(a), descordo dessa classificação, me desculpe. Se vc procurar pela net, vai encontrar outras classificações para a personalidade Elizabeth. Mesmo porque ela julga as coisas por sua própria percepção e não pelo senso comum das outras pessoas, por isso acho que não poderia receber esse "J". Outro fato: trata-se de uma personagem de ficção, não teremos como saber o certo nunca. Obrigada pelo comentário.

      Patrícia

      Excluir
    2. Acho que um ENFP é bem típico de Elizabeth. Ela tem todas essas características.


      Suzanna

      Excluir
    3. Acho qu é mesmo difícil saber a personalidade de alguém fictício, mas acho que lizzy fica bem em ENFP.

      Ana Paula

      Excluir
  3. Que post lindo :) Sou ENFP também e acho que a Lizzie tem características desse tipo mesmo! Ela é crítica, intuitiva, tem valores bem definidos, é idealista e definitivamente tem o dom da palavra. Fiquei feliz de saber que ela era ENFP porque sempre adorei a personagem haha Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Clariisa,

    toca aqui! Tb sou ENFP! Puxa, só mesmo s agente pra se conhecer, não é? Tb gosto muito de Elizabeth Bennet. Obrigado pela visita, bjos,


    Patrícia

    ResponderExcluir
  5. Ela é uma ENFJ-A. Para o "J", a explicação:

    "Vamos ser claros - o traço de personalidade de Julgador não significa que alguém julgue. Em vez disso, aponta para alguém que tende a ser focado e constante em suas opiniões. Este certamente é o caso de Elizabeth, e embora sua firmeza seja útil em muitos casos - por exemplo, dando-lhe a decisão de recusar o Sr. Collins - também a cega para a verdadeira natureza de Darcy e Wickham."

    https://www.16personalities.com/articles/the-big-reveal-elizabeth-bennets-personality-type

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, estou esperando por ele!