quinta-feira, 19 de abril de 2012

A beleza das heroínas de Jane Austen (parte 7)

"A beleza de Emma Woodhouse"
Romola Garai como Emma (loira) -2009
     Emma Woodhouse é tida como uma moça cheia de virtudes e beleza, nascida em berço de ouro. 
     De fato ela usa as melhores roupas, vive em uma bela casa, tem muitos amigos e pode se dar ao luxo de dizer o que quiser quando quiser pois não precisa tentar impressionar para conseguir aprovação, ou amigos ou um marido, aliás, Emma não tinha intenção de se casar. Pra que? 
      No período em que Jane Austen escreveu seus romances, o casamento para as mulheres tinha um significado diferente dos nossos dias. Hoje, uma mulher se casa porque encontrou "seu príncipe", quer ter seu lar, sua família, é livre em suas atitudes, pode trabalhar e ser financeiramente independente e mesmo assim escolhe se casar pois quer dividir seus dias com quem ama. Há duzentos anos atrás na sociedade inglesa, o casamento por amor era literalmente raro, a não ser entre os menos favorecidos, pois esses não tinham nada a perder nem a ganhar é como se diz, "juntavam as trouxas", mas para as mulheres de uma educação mais esmerada, como a maioria das heroínas de JA (e a própria autora), o casamento era como passar no vestibular; uma briga acirrada para a vaga de um pretendente e extremamente necessário para garantira tranquilidade no futuro.

     Emma, mesmo vivendo nesse contexto se mostra tranquila em relação a isso, pois é rica e mesmo que pensasse em se casar sabia que teria pretendentes a escolher, isso nos é mostrado ao longo do romance, onde a segurança que ela sente pela sua beleza e posição é tão grande que suas atitudes e palavras muitas vezes ofendem os que estão ao seu redor, por ela se sentir segura do que fala e convicta com a escolha dos pares amorosos que faz para os outros, achando que possui até uma certa intuição; vê sua opinião como irrepreensível.
Gwyneth Paltrow como Emma (loira) 1996
     O amigo da família Mr. Knightly, é o único que tenta fazer com  que Emma perceba seus exageros e erros em relação às pessoas. A atitude de Mr Knightly para com Emma é demais parecida com a de Elizabeth para com Mr. Darcy e é extrememante interessante como alguém acostumado a ser "paparicado", mimado e não contrariado se encanta com aquele que  lhe mostra seus erros e imperfeições! No primeiro caso, Emma reconhece que tem seus limites e que não conseguia enxergar um palmo diante do nariz, visto que convivia com Mr. Knightly e não percebia o que sentia por ele tentando empurra-lo à outra e no segundo Lizzie, que não tinha intenção alguma de ter Mr. Darcy como marido, lhe mostrou que existiam pessoas encantadoras fora da roda em que ele vivia.
Kete Beckinsale como Emma (morena) 1996/1997
     Afinal? Como era Emma Woodhouse? Ruiva, loura, morena... (eu penso em Emma loira mas gostei bastante da interpretação de Kate Beckinsale), o certo  é, que  seu perfil exato gira em torno de seu caráter e de sua riqueza, mas a conclusão é de Emma tinha uma auto-estima elevada pela sua posição social e isso fazia dela uma moça segura de sua beleza, mas coloco uma interrogação: será essa beleza seria assim tão aclamada e ela tão assediada, caso ela fosse menos favorecida? É...não é muito diferente do que vivenciamos hoje...
foto:janitesonthejames.blogspot.com



Outros tópicos desta série:

7 comentários:

  1. DURANTE TODO ESSE TEMPO EU SEMPRE IMAGINEI EMMA loira,mas realmente gostei dessa atriz ela passa uma postura emma maravilhosa,tipo ela é Emma.Quero muito ver essa versão, principalmente por não ser fã da versão da Paltron, ela fez uma Emma meio doida neurotica...

    Antes da versão de 2009 a minha Emma favorita era a Alicia silverston KKK

    ResponderExcluir
  2. Ester,

    Acho que peguei pelo Emule, mas acredito que você vai encontrar em inglês e ter que baixar as legendas. Como não me lembro ao certo, caso vc não consiga essa versão dublada pelo Emule, me comunique que eu vou checar certinho e depois te falo. Abçs.

    ResponderExcluir
  3. Também penso em Emma loira. Creio que influência do primeiro filme que assisti com Gwyneth Paltrow.

    Não gostei muito da versão com a Beckinsale, mas é preciso dar um desconto que o DVD que tenho, comprado na Amazon (se me lembro direito) tem uma imagem péssima.

    Já no primeiro parágrafo do livro sabes que Emma era bela, fica difícil contestar Jane Austen!

    ResponderExcluir
  4. Raquel,

    De fato. E isso fazia de Emma muito segura de si, ainda mais pela boa posição social que tinha. Abçs.

    ResponderExcluir
  5. Achei a Romola perfeita no papel de Emma. Per-fei-ta! Ela é excelente atriz, em minha opinião ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, também achei a Romola ótima. Estou lendo Emma agora pela primeira vez e sabe que até no livro a personagem ficou com a cara da Romola, rsrsr. Abçs,

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, estou esperando por ele!