sábado, 23 de novembro de 2013

Mr. Darcy reaparece...o reencontro embaraçoso - (Reencontros parte 4)

     Não dá pra negar que o reencontro que Elizabeth Bennet teve com Mr. Darcy depois de perceber seus sentimentos tão diferentes foi bem embaraçoso. 
   Tudo o que acontecera nas últimas semanas só pode contribuir para que Lizzie admirasse Mr. Darcy ainda mais:

  • Os belos encontros em Pemberley, enquanto esteve viajando com os tios.
  • A descoberta do que Darcy fizera para casar Lydia com Mr. Wickham, livrando a irmã e a família da desonra.
  • O medo de como ele a trataria. Será que os sentimentos de Mr. Darcy para com ela ainda eram os mesmos?

    
     Elizabeth sentia agora o peso do arrependimento. Saber que aquele que agora ela tanto admirava e amava já havia lhe feito uma proposta de casamento e sido rejeitado?! A esperança de que uma segunda proposta fosse feita era remota, mas Lizzie tinha a certeza de que agora, só isso lhe faria realmente feliz!

(...) Mas Elizabeth, para contentar a mãe, foi até a janela, olhou e, vendo que Mr. Darcy vinha em companhia de Bingley, voltou a se sentar ao lado da sua irmã.
— Vem outro cavalheiro com ele, mamãe — disse Kitty. — Quem será?
— Deve ser um conhecido dele, meu bem, mas não sei quem é.
— Ora, parece aquele homem que já esteve aqui com ele uma vez.
Mr..., como é que ele se chama? Aquele homem alto, orgulhoso...
- Mr. Darcy?  E é mesmo... Bem, qualquer amigo de Mr. Bingley será sempre bem recebido. Mas devo confessar que odeio aquele homem.
  Jane olhou para Elizabeth com surpresa e inquietação. Jane pouco sabia a respeito dos encontros que a irmã tivera com Mr. Darcy no Derbyshire. Supunha portanto, que a irmã se sentiria muito embaraçada ao vê-lo depois da carta explicativa que recebera da sua parte. 
     As duas irmãs se sentiam bastante embaraçadas. Cada uma delas sentia pela outra e naturalmente por si própria. Mrs. Bennet continuou a falar sobre a antipatia que tinha por Mr. Darcy. E repetiu que estava disposta a tratá-lo amavelmente apenas porque era um amigo de Mr. Bingley. Mas as suas palavras não foram ouvidas por nenhuma das suas filhas. 
     Elizabeth tinha motivos de inquietação de que a sua irmã não suspeitava, pois nunca tivera a coragem de mostrar a Jane a carta de Mrs. Gardiner nem de lhe revelar a mudança dos seus sentimentos para com MrDarcy. Para Jane ele continuava a ser o homem cujas propostas ela tinha recusado, e cujas qualidades ela subestimara. Mas para Elizabeth, que possuía outras informações, ele era a pessoa a quem toda a família devia o maior dos benefícios, e a quem ela própria votava uma afeição, se não tão terna quanto a que Jane dedicava a Bingley, pelo menos tão razoável e tão justa. 
     A surpresa causada pela vinda dele a Netherfield e a sua visita a Longbourn, onde vinha espontaneamente para vê-la, era quase tão forte quanto a que sentira ao perceber a transformação que se tinha operado nele no Derbyshire.
   As cores que tinham desaparecido do seu rosto tornaram a voltar com maior intensidade e um sorriso de prazer deu maior fulgor ao brilho dos seus olhos, durante alguns minutos; e disse a si mesma que provavelmente os sentimentos de Darcy continuavam inalterados. No entanto não queria se precipitar. "Vamos ver primeiro como ele me trata", disse ela para si mesma. "Antes disso não convém ter esperanças."
     (...) Sem ser descortês, Elizabeth falou o menos possível. E voltou ao seu trabalho com um afinco que poucas vezes lhe dedicava. Ela arriscara apenas um olhar para Darcy. A expressão dele era tão grave como de costume. (...)
    Darcy, depois de perguntar por Mr. e Mrs. Gardiner, pergunta a que Elizabeth não pôde responder sem um certo embaraço, quase mais nada falou. Não estava sentado perto de Elizabeth; talvez fosse este o motivo do seu silêncio. Porém no Derbyshire não procedera daquele modo. Lá, ele tinha palestrado com os amigos de Elizabeth, quando não o podia fazer com ela própria. Agora decorriam vários minutos sem que se ouvisse o som da sua voz. E quando, às vezes, incapaz de resistir a um impulso de curiosidade, Elizabeth levantava os olhos e procurava o seu rosto, via que ele olhava tanto para Jane como para ela própria, e ficou desapontada e depois zangada consigo mesma por ter cedido àquele
sentimento. "Podia eu esperar que fosse de outro modo?", exclamou ela para si própria. "Mas, se é assim, para que então ele veio?"
   Ela não se sentia disposta a conversar com ninguém, a não ser consigo mesma. Faltava-lhe quase completamente a coragem para falar com Mr. Darcy. Perguntou pela irmã dele. Foi o máximo que conseguiu de si mesma.(...) Elizabeth não ousou levantar os olhos. Não sabia portanto, qual a expressão do rosto de Mr. Darcy.
— É uma coisa muito agradável ter uma filha bem casada — continuou Mrs. Bennet —, mas ao mesmo tempo, Mr. Bingley, é muito duro a gente se separar de uma filha. Eles foram para New Castle. (...) Graças a Deus ele tem alguns amigos, embora talvez não tantos quanto mereça. Elizabeth, que sabia que isto era dirigido a MrDarcy, sentiu tal vergonha e confusão que por pouco não se levantou e fugiu. (...)
Em seguida partiram.
     Mrs Bennet estivera fortemente inclinada a convidar os dois para jantar naquele mesmo dia. No entanto, embora tivesse sempre uma mesa muito boa, julgou que um jantar de menos de dois serviços não seria digno de um homem no qual tinha tantas esperanças, nem suficiente para satisfazer o apetite e o orgulho de outro que possuía dez mil libras de renda por ano. (Jane Austen - "Orgulho e Preconceito" cap.LIII)

        E as versões em vídeo?
   A adaptação de 1980, nos mostra uma Elizabeth assustada ao saber que Mr. Darcy estava junto com Bingley na visita. 
    Eram só olhares "com o rabinho dos olhos"! Mas um detalhe é muito bom nessa versão; são as irmãs Bennet juntas torcendo pra sair algum casamento!


   Na versão de 1995 a mesma situação desconfortante quando Lizzie descobre a presença de Mr. Darcy. Acho que há um enfase maior entre a troca de olhares entre os dois pombinhos. Mr. Darcy se mostra um tanto indiferente e deixa Elizabeth confusa...

     A versão de 2005 também é ótima. Lizzie Se mostra tensa, desviando a conversa pra tentar disfarçar a mediocridade da mãe. Apesar de Mr. Darcy se manter em sua postura, a troca de olhares também é um tempero extra nessa cena.

     Lizzie, apesar de ter uma personalidade positiva, continua sem saber se deve ter esperanças ou não. Ela terá que rever mais uma vez seu preconceito em relação a Darcy e esperar que ele passe por cima de seu orgulho (digo aquele orgulho natural de um homem  que já fora rejeitado) e esperar (até mesmo sem esperanças) uma segunda proposta.

6 comentários:

  1. Me identifiquei com a troca de olhares..
    Estes homens são tão misteriosos... Pelo menos Lizzy já sabia os sentimentos de Darcy, mesmo não tendo certeza se ainda os tinha depois de nega-los. Eu, fico na dúvida, pois esses olhares e nenhuma iniciativa me deixam confusa demais!
    hahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sofia,

      Os olhares falam mais que palavras, principalmente nos tempos de Mr. Darcy... rsrsrs Bjos

      Patrícia

      Excluir
  2. Patricia,
    preciso rever a versão de 1981 pois não lembro desse momento. Gosto muito da 1995.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel,

      Não gosto muito do Mr. Darcy da versão de 1980, acho que por esse motivo a cena não tenha ficado ainda melhor. A de 1995 é mesmo ótima! Bjos,

      Patrícia

      Excluir
  3. Você já assistiu Austenland?Por favor poste algum texto falando sobre o livro ou o filme...e parabéns pelo blog...ele esta entre os meus favoritos...top 3 amiga...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida leitora.
      Obrigada por estar entre seus top 3! Assisti Austenland e assim que for possível farei um post, na verdade já está em meus planos. Bjos,

      Patrícia

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, estou esperando por ele!