quarta-feira, 12 de setembro de 2012

O figurino premiado de "Persuasão"- 1995

    "Elizabeth - A Era de Ouro" ganhou o Oscar 2008 de Melhor Figurino; quem recebeu o troféu foi Alexandra Byrne, é claro, por ter desenhado as roupas do filme. 
     O trabalho dessa artista é baseado em profunda investigação histórica, inclusive em museus, o que garante muita autenticidade em suas criações. 
    Além de uma excelente figurinista e estudiosa na área, Alexandra também desenhou figurinos de outros 12 filmes famosos, como:
  • Hamlet - 1996
  • Elizabeth 1998
  • Em busca da terra do nunca 2004
  • O fantasma da ópera 2004,

três deles também com indicação ao Oscar de melhor figurino. 

    O que muita gente não sabe é que Alexandra também ganhou o premio da British Academia Television Awards, o BAFTA, de melhor figurino para a televisão em 1995 com Persuasão.
     Quase todos que viram essa versão da obra de Jane Austen consideram o figurino 5 estrelas e apesar de na época (1995/1996), o seriado "Orgulho e Preconceito" da BBC e "Razão e Sensibilidade" com Emma Thompson terem muitas indicações e outras premiações, o "guarda-roupa" eleito foi o de Persuasão, com Amanda Root e Ciarán Hinds. 
     Os figurinos de Alexandra Byrne, refletem os trajes de pessoas elegantes de Bath; 
uma visita à doceria, as compras, os passeios e ainda tiveram que  se destacar entre a arquitetura e o tempo cinzento da cidade. 
    Phoebe Nicholls, como a pretensiosa Elizabeth Elliot, usa spencer amarelo brilhante com chapéu combinando, e foi  composto para uma mulher atraente. 
  O uso com vestidos brancos em algodão, contrastando fortemente com spencers coloridos estão frequentemente presentes em gravuras do séc. XIX. 
Museum of Costume
     Em 2004 o Museum of Costume britânico, fez uma exposição com vários figurinos de adaptações das obras de Jane Austen. 
Vestidos em sedo usados por Elizabeth Elliot
Museum of costume
    Dos trajes simples aos da realeza, dos marinheiros aos das senhoras, das moças aos dos senhores, dos criados aos das crianças, 
todos refletiram a personalidade e o caráter das personagens que os usaram. Simplesmente maravilhosos!!!

2 comentários:

  1. Patricia,

    não sabia desse premio para o figurino de Persuasão de 1995, minha versão favorita.

    Querida, alguma coisa aconteceu pois seu post dos atores brasileiros sumiu... Me avise quando ele voltar ao ar! Por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel,

      Eu também não sabia, até admirei mais as roupas agora.

      Quanto ao outro post, acho que agora você já sabe o que aconteceu... (rindo). Ele estava inacabado e foi programado. Problema corrigido, espero que em tempo. Abçs,

      Patrícia

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, estou esperando por ele!