sexta-feira, 1 de junho de 2012

"A personalidade de Marianne Dashwood"

"Jane Austen e a personalidade de suas heroínas (parte 6)"

          Temperamento “SJ”, “Protetores”.
     O ESFJ é chamado de “Cuidador” , “Provedor” ou  “Ajudador”.
     (Expliquei melhor sobre esse tipo de análise aqui).
     Lida com as coisas de acordo com como ele sente sobre, ou como isso  encaixa no seu sistema de valores pessoais. O segundo foco é interno, onde ele percebe os acontecimentos com seus cinco sentidos através de uma forma literal e concreta.
     Um ESFJ, possui seu comportamento ações e reações baseados na seguinte pirâmide:
     A hierarquia de um ESFJ é a seguinte:
Dominante: Extrovertido
Auxiliar: Sensitivo
Terciário: Emocional
Inferior: Julgador
     Levando em consideração que cada personalidade tem uma ordem única de cognições mais relevantes. (Se quiser saber mais detalhes sobre essa hierarquia, veja aqui).
     ESFJs são indivíduos que amam as pessoas. Eles são muito bem interessados nos outros e usam suas características de percepção para julgar a recolher informações específicas e detalhadas sobre os outros. Procuram ver o melhor das pessoas. ESFJ tem forte desejo em ser amado e que tudo seja agradável e favorável aos outros. As pessoas gostam de estar perto ESFJs, porque eles tem um dom especial de, fazer com que as pessoas se sintam bem consigo mesmas.
     O ESFJ são responsáveis e confiáveis.  Gostam de segurança e estabilidade  e apreciam os detalhes da vida.
  ESFJ’s se sentem extremamente feridos com indelicadezas, indiferenças e desprezo. Precisam da aprovação dos outros para sentirem-se bem consigo mesmos. Se sentem felizes com a felicidade alheia. São muito sensíveis e querem ser queridos e amados por aquilo que são. ESFJ’s às vezes eles têm dificuldade em ver ou aceitar uma difícil verdade sobre alguém com quem se preocupam ou querem bem.
     Um ESFJ na maioria das vezes,  acredita na integridade de seu sistema de valores, mesmo que seja distorcida. Muitas vezes podem até defender um erro ou uma atitude não aceitável, pois sua falta de intuição impede de ver algo em grande definição, que pode ser perigoso. Muitas vezes eles não têm intuição para ajudá-los a compreender as conseqüências das suas ações.  
     Pode ser excessivamente sensível, imaginando más intenções quando não havia nenhuma. O sentimento extrovertido leva um ESFJ a controlar e a manipular com facilidade, a falta de intuição o impede de enxergar as conseqüências de suas ações a longo prazo. ESFJ fica em desacordo com qualquer visão do mundo em que não vê seus próprios julgamentos realizados de forma clara ou que não dêem as respostas esperadas, isso pode produzir um conflito de sentimentos para o ESFJ.
    ESFJs são muito femininas e geralmente têm muitos traços associados
às mulheres. O homem ESFJ  será bastante masculino, embora bastante sensível.
     Estão em verde, os traços de um ESTJ bastante evidentes em Marianne Dashwood na obra "Razão e Sensibilidade" (Jane Austen).
Traços positivos:
Caloroso
Simpático
Prestativo
Cooperativo
Prático
Entusiasta
Cheio de energia
Gosta de segurança
Procura vida estável
Não tem vergonha em expressar suas opiniões
Prezam família e amigos

Traços negativos:
Dificuldades em aceitar pontos fracos em quem estima
Falta de intuição
Não consegue ver as coisas a longo prazo
Pode defender causas errôneas
Não tem muita compreensão interna de seus próprios valores
Muito sentimental
Necessita ser amado
Pode ser inseguro
Tem grande necessidade de envolvimento com as pessoas
Pode se incapaz de julgar o que é melhor
Coloca seus próprios valores em como as pessoas deveriam se comportar
Valoriza muito suas certezas
Pode ser vulnerável
Pode reagir muito rapidamente e muito emocionalmente em algumas situações
Tem idéias fixas e às vezes ilógicas sobre o mundo

     Não que Marianne tivesse mais defeitos que qualidades, mas seu lado sentimental forte, a inexperiência da vida e sua pouca idade, fez com que ela alimentasse mais seus pontos fracos na primeira fase do livro. 

      Se Marianne Dashwood pudesse ter escolhido uma profissão como uma mulher de nosso século, provavelmente teria optado por ser:
Contadora
Administradora
Conselheira
Professora infantil
Dona de casa
Recursos humanos
Enfermeira
Fonoaudióloga
Assistente social
Professora

    Marianne "provavelmente gostava" de usar roupas alegres e algumas estampas florais também. As cores preferidas de Marianne estariam entre: o amarelo, cor que denota alguém extrovertido e alegre (em várias nuances), o azul-claro e o rosa, refletindo seu romantismo..




     Os perfumes da família olfativa: floral oriental, são os que mais combinam com a personalidade decidida e confiante de Emma: Os atuais que provavelmente estariam em seu toucador:
  • Issey Miyake -  L'eau D'Issey Florale   
  • Dior – J’adore
  • CH - L’eau - Carolina Herrera
  • Lancome – Ô D’Azur

   Famosos com a personalidade de Marianne Dashwood (ESFJ):
  • Desi Arnaz – ator
  • Mary Tyler Moore – atriz
  • Sally Field – atriz
  • William McKinley – presidente americano
  • Harry S. Trauman – presidente americano
  • Colin Powell – secretário de estado - EUA
  • Sarah Jessica Parker – atriz
  • Whitney Houston – cantora
  • Paris Hilton –atriz
E você? O que pensa sobre os pontos fracos de Marianne?
fontes: 
inspiira.org/mypersonality.info/personalitymax.com/celebritytypes.com/enfp.php

5 comentários:

  1. Estou tendo dificuldades em deixar um comentário.

    ResponderExcluir
  2. Patricia,

    sempre achei que tinha muito de Marianne Dashwood mas lendo este perfil acredito que tenho pouco. Eu adoraria se você fizesse uma análise de Mary Crawford, a vilã de Mansfield Park!

    ResponderExcluir
  3. Raquel,

    Essa é uma dura tarefa...(rindo) Percebi que algumas personagens um tanto polêmicas (como Mary Bennet e Lucy Steele) são bem "complicadinhas" de se analisar. Acredito que seja pelo fato de que fizeram com que seus pontos fracos sobressaírem, mas prometo que vou me esforçar!
    Quanto a se parecer com Marianne, acho que todas nós românticas temos muito dela, mas não a personalidade em si, também pensei que fosse meio como ela mas me descobri uma ENFP. Duas letras já muda bastante. Mas também acho que sempre é divertido se identificar com uma delas. (só não venha me dizer que se identificou com Mary Crawford, com licença!!!(rindo)

    ResponderExcluir
  4. Patricia,

    minha suposta identificação com Marianne é mais pelo ímpeto do que o romantismo. No caso de Mary Crawford, sim, me identifico com o pragmatismo dela!

    ResponderExcluir
  5. Raquel,

    sem dúvida Marianne é bem assertiva, mas em sua personalidade diz que ela tem mesmo o temperamento de agir muito rapidamente em algumas situações, também sou bem assim, sou do tipo "pronto falei" mas meu tipo psicológico também é outro. Mary Crawford, sem dúvida agia com bastante pragmatismo, acho que não queria perder em nada e nesse aspecto acho ruim, por isso brinquei, não me leve a mal, mas quanto a ser firme em suas opiniões e agir com lógica, acho muito bom, assim há até um certo equilíbrio quando sentir que se identifica com o ímpeto de Marianne. É Jane Austen entendia mesmo as mulheres...Abços

    ResponderExcluir

Não esqueça de deixar seu comentário, estou esperando por ele!