sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Clássicos para crianças de todas as idades


   






    
    



           Acho que perceberam que a coisa por aqui está meio devagar. Me perdoem, mas essas férias... Aliás certa vez me disseram que a definição de férias seria: 
"Um período de tempo muito esperado para se fazer tudo que não se faz normalmente, mas quando chega, já acaba e nos deixa frustado quando vemos que não fizemos nada".
Filosófico e comovente...(ou seja, nas férias não se faz NADA). Esse nada significa dormir até mais tarde com as crianças, passear no shopping e esperar muuuiiito tempo na Fnac pra que eles vejam tudo o que têm direito, fazer biscoitinhos pra que  além de comer, possam cortar com o formato preferido e enfeitar, viajar, brincar, enfim, o NADA que quero dizer é NADA de trabalho, aquelas arrumações nos armários, uma redecorada na casa... mas, se Deus quiser fica pra 2013, rsrsrs.

     E cá estou eu observando as flores, entre minha leitura de "Emma", meus crochês (que amo fazer, além de ser relaxante) e as aventuras com as crianças, já que o papai não tirou férias e só aproveita as diversões nos feriados e finais de semana.
  Contudo, uma coisa não poderia passar desapercebida! Aproveitei as férias para apresentar às crianças dois clássicos da literatura adaptados em vídeo, da americana Frances Hodgson Burnett: "O jardim secreto" , e "A princesinha"

Primeira versão do
clássico com
Shirley Temple - 1939
     Já havia assistido há muito tempo, tipo "Sessão da tarde", e resolvi ver com eles; minha filha, que já está com quase 9 aninhos, se emocionou, meu pequeno que ainda não tem 6, se divertiu com as travessuras das crianças.
Capturas de tela de "O jardim secreto", 1993

     As obras mostram como o amor e simples atitudes mudam até mesmo o coração frio de um adulto.
Capturas de tela de "A princesinha" 1995
    É muito interessante ressaltar que nessas obras, os protagonistas são crianças e elas se identificam com isso. Mas são filmes (livros) pra todas as idades. Os roteiros são lindos; as paisagens do inicio do século passado em Nova York e na Inglaterra, os campos, os figurinos, as crianças, tudo muito bonito e com uma boa dose de diversão.
     Frances não escreveu uma segunda parte para "O jardim secreto", mas foi produzido também um filme com essa continuação: "Back to the secret garden", mas esse eu ainda não conheço. 
     Falta ver agora a adaptação, do primeiro livro da autora, "O pequeno Lorde" , que eu não conhecia,  mas o enredo me pareceu bem interessante, embora  os outros dois sejam mais famosos.
      Recomendo bastante, mesmo pra quem não tem crianças em casa e muitas vezes não tem tempo pra ler os livros (como minha mãe, que prefere ver os filmes das adaptações dos clássicos).

       Enfim, férias é isso aí: curtir!!!

8 comentários:

  1. Amo de paixão os dois filmes! Me emocionei com ambos e acho que são mesmo pra qualquer idade!

    Beijocas, delicioso fds.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, obrigada! Acho que dizemos pra todas as idades porque no fundo todos temos uma criança dentro de nós, não e? Que bom!!! Bjos,

      Patrícia

      Excluir
  2. Olá, estou passando aqui para dizer que adorei esse blog!!
    Amo musica clássica, história, artes e Orgulho e Preconceito! Ou seja, encontrei tudo aqui.
    Eu tento tocar violino e desenho também, mas não estou seguindo nenhuma dessas áreas, pois não tive sorte. Enfim, estou fazendo zootecnia(pois amo animais), o ruim é que a maioria das pessoas neste meio acham rídiculo coisas assim, como a musica classica (porém meus professores dão muito valor a cultura), mas sabe, eu prefiro as opiniões das vacas que produzem mais leite quando escutam musica classica. Até as vacas tem bom gosto!
    Tambem adoro saber sobre os costumes da sociedade naquela época. Mesmo sendo "ruim" para as mulheres, eu adoro. Sabe, pode parecer careta, mas acho que 'liberdade' demais é ruim, pois muitas mulheres de hoje são vulgares, digo principalmente no modo de vestir, daqui a pouco estão mostrando tudo! Acho que é essa parte que me encanta, vamos dizer que naquela época as coisas eram mais "discretas" (não achei palavra melhor). Eu adoro a cena dos bailes, as danças, todo mundo se divertindo, hoje, praticamente é cada estilo musical "sem vergonha'...Claro, eu acho importante que as mulheres ganharam vários direitos como estudar, trabalhar, ainda bem! O problema era esse, a mulher antigamente era só para casar e ter filhos, além de outros problemas que elas encontravam. Enfim, Jane é minha escritora favorita! Como desenho, eu também gosto de Belatrix Potter, uma desenhista daquele "coelho" o "Peter Rabbit", também passou por momentos dificeis (veja o filme Miss Potter).
    Bom, sempre que puder passarei aqui para ver o Blog, parabéns! Esperarei os proximos posts!

    Mayara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayara,

      Fiquei muito feliz com seu comentário e tb por ter gostado do blog, afinal coloco aqui o que gosto e então... temos os mesmos gostos. Aliás acredito que tb temos a mesma opinião quanto à sociedade em que vivemos. As mulheres confundiram a liberdade de voto, trabalho, opinião com vulgaridade e futilidade. Acredito em mulheres lindas, românticas, honradas e admiradas, não só pela aparência, mas tb pela inteligência, respeito, amor próprio e amor ao próximo. Sua carreira é linda! Boa sorte ! Volte sempre!!! Bjos,


      Patrícia

      Excluir
  3. Amo seu site, é um dos meus favoritos! Seus artigos são sempre muito interessantes, e além disso foi por causa desse site que hoje tenho um teclado na minha casa( infelizmente eu moro em um apartamento e não cabe um piano).
    Ah e amei esse artigo! Já assisti dois filmes dai, a princesinha e o Pequeno Lorde eu assisti na Cultura. O canal da Cultura têm todo esse tipo de filme, mas se você não pegar na hora que estiver passando, você não assisti.
    Eu assisti o Pequeno Lorde e o último episódio de Orgulho e Preconceito ( 1995) lá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia,

      Me desculpe, depois de quase 1 ano percebi que não tinha respondido seu comentário e nem sei o que houve. Obrigada pelas dicas e fico feliz em ter te inspirado em algo. Bjos,

      Patrícia

      Excluir
  4. Gente, quero muito saber se o castelo que serviu como cenário do filme jardim secreto de 1993 era o castelo de Floors?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Remelysusy,

      Também não sei te dizer com certeza, veja esse link abaixo. Quem sabe pode te ajudar. Bjos,


      Patrícia

      Excluir

Não esqueça de deixar seu comentário, estou esperando por ele!